segunda-feira, 21 de junho de 2010

Serra garante privatizar estradas federais e Bancos Estatais como CAIXA FEDERAL E BANCO DO BRASIL

O tucano José Serra participou hoje, 21 de junho, de sabatina realizada pelo jornal Folha de S.Paulo e pelo portal Uol, em mais uma etapa da ofensiva da mídia para barrar o crescimento da candidata petista, Dilma Rousseff.

Serra disse que agora não vê espaço para privatizações, mas diz que ideia não está fechada. Mas ontem no "Roda Viva" da TV tCultura, ele disse que se eleito vai privatizar, aeroporto, rodovias federais e cobrar pedágios


Num dos momentos mais evidentes da intenção do Tucano, Serra diz que Estado não tem que ter banco comercial, por isso vendeu a Nossa Caixa.

Atenção, a União tem grandes bancos comerciais: O Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.


Depois de ir a duas convenções partidárias, uma pela manhã em São Paulo e outra a tarde em Niterói (RJ), o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, voltou à capital paulista ainda na noite de hoje para participar da gravação do programa Roda Viva, da TV Cultura. Na entrevista, que deve ir ao ar na próxima segunda-feira, 21, o presidenciável falou sobre economia, segurança e educação, além de ter defendido a união civil de homossexuais, mas não o casamento, e se posicionado contra a descriminalização da maconha.

Mas foi a partir de uma pergunta sobre privatização, um assunto sensível ao PSDB, que o tucano procurou mostrar em que pontos tentará marcar diferenças com as políticas do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Questionado se levaria para o resto do País a política de privatização de estradas do Estado de São Paulo, Serra demonstrou considerar a possibilidade. “Mas uma coisa eu garanto: se for feito, vai ser bem feito”, disse. O presidenciável também defendeu o modelo para os aeroportos brasileiros e criticou a concessão de empréstimos de bancos públicos para a fusão de empresas privadas, o que classificou como o “modelo de privatização” do governo Lula.

O candidato tucano aproveitou um pergunta sobre os altos preços dos pedágios em São Paulo para atacar seus adversários. “Você está apenas retransmitindo o que diz a oposição (no Estado)”, respondeu Serra ao apresentador do programa, Heródoto Barbeiro. “Esse é o trololó petista, que tem muito pouco a falar sobre São Paulo”, completou.

Durante boa parte da gravação, Serra procurou diminuir a responsabilidade do governo Lula no avanço econômico do País. Para Serra, a alta taxa de crescimento registrada no primeiro trimestre de 2010 é resultado da expansão reduzida dos últimos anos. “No ano passado crescemos 0%”, lembrou o ex-governador paulista, para quem há em andamento um processo de ‘desindustrialização’ no Brasil. Serra citou o caso da indústria da celulose, em que, segundo ele, o País exporta matéria-prima para importar o produto final. Questionado sobre de quem é a culpa, o tucano atacou: “Nesse momento é do atual governo. Mas muitos deles não sabem disso. O presidente Lula não sabe. Ele vai levando.”

Ofensiva

Empatado com a petista Dilma Rousseff nas últimas pesquisas, o tucano faz uma ofensiva de mídia e articula apoios em todo o Brasil para tentar conter o crescimento da candidata do governo. Neste sábado, o tucano fez o discurso que encerrou a convenção nacional do PTB, em São Paulo – uma aliança que irá render mais 42 segundos de propaganda eleitoral para Serra no rádio e na TV, mas que não lhe garante o apoio incondicional do partido. Embora a cúpula do PTB, presidido pelo ex-deputado Roberto Jefferson, apoie o tucano, a bancada da sigla na Câmara dos Deputados é majoritariamente dilmista.

Em Niterói, Serra procurou mostrar apoio ao candidato do PV ao governo fluminense, Fernando Gabeira, embora não tenha discursado na convenção que oficializou a candidatura. “O Rio é tão importante que dois candidatos à Presidência têm um único nome para o governo”, disse Serra sobre o apoio da também presidenciável Marina Silva ao deputado verde.

Na última quinta-feira, Serra foi o único filiado do PSDB a aparecer no programa partidário da sigla, que foi ao ar em rede nacional. Além da entrevista ao Roda Viva, Serra participará, também na segunda, 21, de sabatina organizada pelo portal Uol e pelo jornal Folha de S.Paulo.

Leia a seguir os principais destaques da entrevista:

Nenhum comentário:

Marcadores