segunda-feira, 5 de julho de 2010

Donos a Globovisión, da Venezuela, dão golpe milionário e fogem do País

Chávez: buscarei donos da Globovisión "até os confins da terra"

O presidente da Venezuela Hugo Chávez garantiu, nesta sexta-feira (2), que a Justiça buscará "até os confins da terra" os donos "criminosos" da rede de televisão Globovisión, incluindo o presidente do Banco Federal, Nelson Mezerhane, que também teve sua prisão decretada.

"Há os que não dão a cara e fogem. Não dão a cara aos economistas, aos sócios. Estou falando do Banco Federal, com seus donos fugindo, escondidos. Levaram o dinheiro. Mas claro que a justiça os buscará até os confins da terra", disse Chávez em um discurso, segundo a AFP.

Mezerhane tem ligação com fraudes financeiras e transferiu dinheiro para o exterior, prejudicando correntistas, empresas públicas e outros clientes. "E o outro é o presidente da Globovisión (Guillermo Zuloaga), fugindo também. Outro criminoso, cujo maior crime não é precisamente monopolizar meios de comunicação. Essa é a ponta do iceberg, que leva a empresas de fachada, documentos forjados", continuou Chávez.

Guillermo Zuloaga, e seu filho, Guillermo Zuloaga Siso, são acusados de cobrar juros excessivos em relações comerciais e de formação de quadrilha. Na última terça-feira (29), os Zuloaga foram formalmente acusados pela promotoria do país e podem pegar até cinco anos de prisão. Os donos da Globovisión, no entanto, fugiram do país há cerca de duas semanas e afirmaram que não pretendem voltar tão cedo.

No discurso desta sexta, o presidente ainda disse que o governo está "pensando" em criar uma lei que proíba que um banqueiro possa ser dono de redes de televisão. "Começam a utilizar seus canais para enganar as pessoas com campanhas dizendo a elas 'venham, venham depositar', e depois levam o dinheiro".

Nenhum comentário:

Marcadores