quarta-feira, 7 de julho de 2010

Estupro em Florianópolis

Menor de 13 anos é dopada por adolescentes e estuprada. Os criminosos além de arrotarem impunidade nos sites de relacionamento virtuais indicavam a possibilidade de cometerem novos atos. Historia esta para figurar em todas as manchetes de jornais, da mesma forma que o caso Bruno esta sendo explorado, certo? Errado, errado porque o caso envolve filho do Diretor de uma das maiores redes de comunicação do Pais. Que conseguiu encobrir o caso por quase 1 mês. E graças a insistências de blogs indempendentes é que esse caso foi parar numa emissora que trava brigas históricas. Mas o silencio ainda permanece na maioria do meios de comunicação importantes do pais.


Ele é filho de Sérgio Sirotsky, diretor da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), que controla jornais, rádios e as emissoras de tevê afiliadas da Rede Globo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul


Estupro em Florianópolis: caso exemplar para a mídia

Um caso exemplar da nova realidade dos meios de comunicação se desenrola há uma semana em Florianópolis.

O fato gerador é o estupro de uma menina de 14 anos por três colegas da mesma idade, todos estudantes em “colégio de elite”.

Como se não bastasse, um dos meninos portava o sobrenome , da família que controla a maior rede de comunicação do sul do país.

Não é certa a data do ocorrido. O blog tijoladasdomosquito postou a primeira nota às oito da noite do dia 28 de junho. Era só um flash e o blogueiro ainda advertia: “Estamos correndo atrás”.

No dia seguinte, era o assunto da cidade, espalhado pela rede, multiplicado por sites e blogs.

Escudada no Estatuto da Criança e do Adolescente, que proibe divulgar a identidade de menores infratores, a RBS preferiu dois dias depois explicar numa nota porque ainda não havia noticiado o fato.

Mas nem a força de todos os seus veículos – que garantem um virtual monopólio das informações no Estado – foi suficiente para conter o movimento da opinião pública local, a partir da internet.

Na sexta-feira 2 de julho, os jornais do grupo circularam com uma nota “À Comunidade Catarinense”, assinada pelo presidente emérito, Jayme Sirotsky, e pelo presidente da RBS, Nelson Sirotsky.

A nota reconhece o envolvimento “em ocorrência policial” de um adolescente “membro da terceira geração da familia” e “lamenta a forma irresponsável, maldosa e fantasiosa pela qual o episódio vem sendo propagado, principalmente em alguns sites e blogs na internet”.

Como o inquérito está sob segredo de justiça, o caso se mantém na órbita da internet, mais específicamente dos sites e blogs independentes, que não respeitam as regras geralmente usadas para tirar de circulação os assuntos incômodos.

Na sexta-feira, 9, os adolescentes serão ouvidos na 6a. Delegacia em Florianópolis. Como será a cobertura?

Jornal JÁ

Clauderioaugusto.

Adolescente confessa estupro pela internet

Jovem de 14 anos afirmou ter estuprado adolescente de 13 anos

Do R7

A troca de mensagens em um site de relacionamento da internet entre dois adolescentes trouxe à tona o estupro de uma menina de 13 anos, em Florianópolis, Santa Catarina. O crime aconteceu há 40 dias, mas a confissão do jovem de 14 anos, suspeito de ser um dos estupradores, foi o estopim para a história se espalhar pela cidade.

O jovem, que confirmou o estupro pela internet, é filho de Sérgio Sirotsky, diretor da RBS (Rede Brasil Sul de Comunicação), que controla jornais, rádios e as emissoras de tevê afiliadas da Rede Globo em Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Além dele, outros dois adolescentes, um filho de um delegado da cidade e outro não identificado também teriam participado do estupro.

A reportagem da Rede Record entrou em contato com a assessoria da RBS, mas foi informada de que Sirotsky não vai se pronunciar sobre o assunto.

Em depoimento à polícia, a menor estuprada disse que foi ao apartamento do filho de Sirotsky no início da noite. No local, ela e dois adolescentes começaram a beber. A jovem confirmou que bebeu vodka e que depois não lembra de mais nada. Ela suspeita que os amigos colocaram algum sonífero em sua bebida. O estupro teria acontecido no quarto do jovem com a menina inconsciente.

As investigações foram encerradas na semana passada e encaminhadas à Justiça. A delegada que cuidou do caso preferiu não fazer declarações.

O criminalista Marcos Soares disse que a pena para este tipo de delito cometido por adolescente é elevada.

- Não é uma pena, mas uma medida sócio-educativa, que deverá ser uma internação de no máximo três anos.

Os diálogos

Na conversa com o amigo pela internet, além de confirmar a agressão, o filho de Sirotsky ainda faz ameaças. Perguntado pelo colega se “estuprar está na moda”, o adolescente usa uma expressão vulgar e dar a entender que faz isso com quem quiser.

Durante a conversa, ele é questionado se não tem medo de ser preso. Certo da impunidade, o filho de Sitotsky diz: “tu tá zoando”, ou seja faz pouco caso do Justiça brasileira.

R 7

Adolescentes são suspeitos de estupro em Santa Catarina

O suspeito é irônico ao responder perguntas sobre o crime

Três adolescentes de Florianópolis, Santa Catarina, são suspeitos de estuprar uma menina de 13 anos no apartamento de um deles. O crime teria ocorrido há cerca de 40 dias e ficou conhecido apenas recentemente porque um dos jovens teria ironizado sua participação no crime em um site de relacionamento na internet.

O menino, de 14 anos, é filho de um dos donos de um dos maiores conglomerados de comunicação do sul do Brasil, e seus comparsas teriam sido o filho de um delegado da cidade e outro garoto não identificado.

A vítima prestou depoimento à polícia e disse que foi ao apartamento do jovem, onde bebeu vodka e desmaiou. Ela suspeita que eles tenham colocado sonífero em sua bebida. O estupro teria acontecido com ela inconsciente.

As investigações terminaram na semana passada e as informações foram encaminhadas à Justiça.

Declarações na internet

Perguntado sobre sua versão sobre as denúncias em um site de relacionamento, o suspeito é irônico e diz ter tido relações sexuais com a garota. Ele também brinca ao duvidar da possibilidade de ser preso. A página foi apagada no fim de junho.

Redator: Roberto Saraiva
Band

Nenhum comentário:

Marcadores