JB tropeça na desonestidade jornalística
Raramente tenho feito alguma crítica ao tratamento que o Jornal do Brasil dá às suas matérias políticas. O diário carioca tem tido uma linha interessante, com algumas colunas de leitura obrigatória, como a de Mauro Santayana, que já citei mais de uma vez aqui no Tijolaco.com.
Mas hoje alguém no JB deu uma escorregada feia e maldosa numa matéria que nem era sua. Ao publicar notícia do Terra em sua edição online sobre o lançamento do logotipo da Copa de 2014, que aconteceu hoje na África do Sul, o jornal alterou o título do portal (Brasil apresenta oficialmente logotipo da Copa 2014) para “Logotipo da Copa de 2014 tem letras pintadas em vermelho, cor do PT”.
Será que o Jornal do Brasil acha que o logotipo da Copa foi feito por algum marqueteiro do PT? No mínimo estaria mal informado, já que toda a mídia, e até nós aqui no Tijolaço, publicou que o desenho foi feito num escritório de design europeu. Pior ainda, quem fez o título nem leu a matéria direito, já que lá está escrito que foi escolhido por uma comissão de notáveis, formada pelo presidente da CBF, pelo secretário-executivo da Fifa, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo, a modelo Gisele Bundchen e o desiger Hans Donner. Será que o autor do título ou quem o mandou fazê-lo acha que todo mundo aí é petista?
O título do JB, que não encontra nenhuma menção na matéria, é oportunista ao usar um evento qualquer e tentar lhe dar um caráter político que não tem. O novo JB, que todos torcemos para que não deixe morrer a força do tradicional título de nossa imprensa, quer se firmar e tem de deixar claro que este tipo de oportunismo, ali, não tem lugar nas páginas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário