quarta-feira, 14 de julho de 2010

Não deu

Ministro do TSE nega pedido de multa a Dilma por campanha antecipada

Ministério Público Eleitoral acusou candidata de antecipar campanha em rádio.

Por lei, campanha eleitoral foi liberada apenas a partir de 6 de julho.

Débora Santos - Do G1, em Brasília

O ministro substituto do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Joelson Dias negou nesta quarta-feira (14) pedido de multa contra a candidata PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, acusada de antecipar campanha eleitoral em entrevista à rádio Itatiaia, de Minas Gerais, no dia 7 de abril.

Por lei, a campanha eleitoral foi liberada apenas a partir de 6 de julho.

A acusação foi feita pelo Ministério Público Eleitoral (MPE), que pedia multa de R$ 25 mil à candidata.

Segundo o MPE, na entrevista, Dilma teria feito menção expressa às eleições deste ano, com exposição de sua candidatura e da plataforma de governo, além de comparações negativas entre o governo atual e o anterior.

Dilma foi acusada ainda de fazer propaganda negativa contra o candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, José Serra. O MPE pode recorrer da decisão do ministro Joelson Dias.

“É mesmo muito comum, no período que antecede a realização de eleições, a participação de pré-candidatos em entrevistas e programas do gênero, discutindo a conjuntura política, suas ideias e, hoje, como inclusive autoriza a lei, mesmo suas plataformas e seus projetos políticos, sem que isto possa ser necessariamente configurado como propaganda eleitoral antecipada”, afirmou o ministro em sua decisão.

Neste ano, Dilma já foi multada quatro vezes por propaganda eleitoral irregular, somando R$ 21 mil em penalidades.

 

Nenhum comentário:

Marcadores