terça-feira, 27 de julho de 2010

Presidenciável José Serra já coleciona promessas de execução pouco viáveis

O balanço dos primeiros 20 dias de campanha oficial à Presidência traz uma constatação incômoda ao candidato José Serra (PSDB): a pouca viabilidade de algumas propostas feitas ao eleitor. Até aqui, o afoito postulante ao Planalto já prometeu de enxoval para mulher grávida ao Ministério do Acarajé. A maior característica dessas propostas é explorar avanços na área social no país. Mas, muito do além do que deve ser feito, falta ao candidato a explicação de como fazer.

Ainda dispersas, as propostas saíram, em sua maioria, de comícios, entrevistas e até no corpo a corpo. Exemplar típico de promessa “pontual” foi a construção de um hospital para mulheres grávidas no Rio de Janeiro, feita por Serra durante visita à capital fluminense. Em outros casos, o candidato vai ao extremo, caso da duplicação do Bolsa Família.. O custo previsto da proposta: R$ 16 bilhões.

Para especialistas, a maior parte das promessas feitas até aqui esbarra na falta de planejamento definido para implementação. “As medidas populistas são caracterizadas por projetos sem respaldo político ou programas desnecessários. O candidato peca, muitas vezes, por propostas vagas”, afirma o diretor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj), Marcos Figueiredo.


Clareza

No rol de promessas de José Serra, entram medidas sem qualquer impacto definido — inexistem até mesmo estudos prévios de logística. Nessa lista, entram a entrega gratuita de remédios para doentes crônicos, via correio, ou a criação de uma bolsa para estudantes do ensino técnico. O esforço para apresentar propostas sociais é explicado pelas pesquisas, que mostram o setor como o mais bem avaliado do governo Lula. “Há propostas, como a da entrega de remédios, por exemplo, que são viáveis. Ela já é até feita em alguns municípios. O que faltou ao candidato foi uma apresentação mais clara de como isso se daria”, destacou Figueiredo.

Ver para crer


José Serra (PSDB)

* Hospital para grávidas no Rio de Janeiro
* Enxoval às mulheres grávidas

* Ministério do Acarajé
* Bolsa-extra para alunos de escolas técnicas
* Dobrar o Bolsa Família e aumentar o volume de recursos
* Entrega de remédios em casa, pelo correio, a pacientes crônicos e distribuição gratuita para os mais carentes


 

Nenhum comentário:

Marcadores