quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Estadão dá dicas de vantagem de Dilma, na pesquisa encomendada ao IBOPE que será divulgada amanhã

Três institutos de pesquisa apontam liderança de Dilma

Retrospecto das pesquisas mostra que CNT/Sensus confirma a tendência de crescimento da petista

05 de agosto de 2010 |
Andrea Jubé Vianna, de O Estado de S.Paulo

BRASÍLIA - Um retrospecto das pesquisas sobre a eleição presidencial veiculadas nos últimos 15 dias mostra que o levantamento CNT/Sensus divulgado nesta quinta-feira, 5, confirma a tendência de crescimento da candidata do PT, Dilma Rousseff, verificada por mais dois institutos, com exceção do Datafolha.

Veja também:

CNT/Sensus: diferença de Dilma sobre Serra sobe para 10 pontos porcentuais

Uma nova pesquisa do Instituto Ibope em parceria com a TV Globo sobre a corrida presidencial deve ser divulgada nos próximos dias. E o Instituto Sensus anunciou que fará sondagens de 15 em 15 dias durante o período eleitoral.

Há 13 dias, a pesquisa Vox Populi/Band - a primeira realizada após a oficialização dos nove candidatos a presidente - apontou uma vantagem de oito pontos de Dilma sobre o candidato do PSDB, José Serra. Naquela pesquisa, a petista aparece na frente com 41% das intenções de voto e José Serra com 33%.

Uma semana depois, no dia 30 de junho, a pesquisa Ibope/TV Globo confirmou a liderança de Dilma nas pesquisas, indicando-a cinco pontos porcentuais à frente de Serra. Naquele levantamento, a petista apareceu com 39% das intenções de voto e o tucano com 34%.

Nesta quinta-feira, a pesquisa CNT/Sensus confirmou a liderança de Dilma nas pesquisas com 41% das intenções de voto - mesmo porcentual encontrado pelo Vox Populi e dentro da margem de erro de dois pontos percentuais do levantamento Ibope.

O Sensus ampliou a vantagem da petista em dez pontos percentuais, mostrando Serra com 31,6% da preferência do eleitorado. A mesma diferença de dez pontos aparece na pesquisa espontânea: a candidata petista tem 30,4% e Serra, 20,2%.

Diferente dos três institutos, o Datafolha apontou empate técnico entre os principais candidatos na última pesquisa, veiculada em 24 de julho. Segundo aquele levantamento, o tucano lidera a corrida com 37% das intenções de voto, e Dilma tem 36%.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, atribui a curva de crescimento de Dilma Rousseff ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao bom desempenho da economia e ao aumento do nível de conhecimento da candidata. "Dilma já ganhou musculatura política e identidade própria", afirma o pesquisador. O quarto fator seria o que ele considera um "erro de estratégia" da candidatura tucana, que adotou uma postura ofensiva, de ataques à candidata e ao PT. "O eleitor não gosta de críticas em excesso", analisa.

Nenhum comentário:

Marcadores