sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Lula antecipa primeira parcela do 13º aos aposentados

Decreto assinado ontem (12) pelo presidente Lula permite antecipar o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS. O benefício estará disponível para saque entre os últimos cinco dias úteis de agosto e os primeiros cinco dias úteis de setembro.

Em discurso na sede da Previdência, Lula afirmou que essa e outras ações fazem parte de uma ‘revolução’ feita pelo seu governo.

“Nós acabamos com as filas. Hoje não tem mais ninguém ganhando dinheiro guardando lugar, enquanto as outras pessoas não chegavam. Isso aconteceu porque o parque tecnológico foi renovado, os servidores foram capacitados e foi reduzido o tempo de espera entre o agendamento e o atendimento”.

O presidente lembrou do tempo em que os sindicatos eram responsáveis por ajudar o trabalhador a se aposentar e da demora que havia entre o pedido de aposentadoria e a concessão do benefício. Segundo ele, com a adoção do número 135 para o agendamento de serviços, a situação mudou e se tornou mais ‘digna’ para o trabalhador.

“Eu conheci minha mulher ainda no tempo em que a gente dava atestado de vida no sindicato. As pessoas iam lá e a gente dava um comprovante de que elas estavam vivas para receberem o benefício. O cidadão chegava lá e a gente fazia o cálculo de quanto ele tinha para receber, levava os documentos na previdência em um envelopinho fechado e aquilo levava três anos para sair”.

Lula foi à sede da Previdência conhecer a sala de monitoramento, onde um painel expõe as condições de atendimento de todas as agências. O objetivo é acompanhar o cumprimento de metas assinadas pelos gestores da Previdência e procurar padronizar o atendimento, de modo que as agências operem com a mesma eficiência.

Brasília Confidencial

 

Nenhum comentário:

Marcadores