quarta-feira, 4 de agosto de 2010

A Mídia, baseada no programa(que programa?) de Serra, quer acabar com o ENEM

VEJAM OS DEPOIMENTOS NO SITE CONVERSA AFIADA, DE PAULO HENRIQUE AMORIM


Geraldo Souza:

Caro PHA,

Endosso a opinião do texto em que o Pai dá sua opinião sobre o ENEM. Acho que basta abrir um enquete para saber como está a opinião nos lares por conta do Enem. Na minha casa minha filha além do ENEM é bolsista do ProUni. Meu genro faz engenharia em Campinas – ENEM e ProUni. Outro genro faz arquitetura em Londrina – ENEM e ProUni. Ou seja, os pobres cursam faculdades e universidades de elite por causa do Lula. O que acham que vai acontecer nesta eleição? O voto é do Serra?


Reinaldo:

Minha filha tinha 16 anos quando fez o ENEM e um vestibular particular. Boas notas nos dois, mas a faculdade não era vinculada ao ProUni e eu não tinha como pagar. Ela usou a nota do ENEM e nos mudamos de cidade. Ao preço atual o curso fica em torno de R$ 50 mil. Talvez ela pudesse esperar e tentar o mesmo curso numa Federal. Passaria, eu sei, mas o tempo também passaria. Passamos maus bocados, mesmo com a bolsa integral. Sem o ProUni não haveria a menor chance. No post anterior coloquei o texto-convite dela. Ela não precisa agradecer a Lula e Haddad, mas pedi a ela que os convidasse assim mesmo (…)

“William Shakespeare escreveu uma vez: “Somos feitos do mesmo material do que se tecem os sonhos, e nossa pequena vida está rodeada de sonhos”. É com muita alegria que agora eu realizo mais um dentre muitos sonhos. E com a mesma alegria eu agradeço do fundo do meu coração a todos os corações que me permitiram estar aqui hoje: a Deus, que torna toda realização humana possível; a meus pais , cujos ensinamentos e conselhos sempre oportunos me transformaram em quem sou hoje; aos meus irmãos pelo apoio incondicional, e a todos os familiares e amigos, presentes e ausentes, que me fizeram crer que era possível conquistar este sonho. Esta vitória também pertence a cada um de vocês!”

Este é o texto do convite de formatura de minha filha, escrito ontem, para ser distribuído dentro de poucos meses. O texto e a foto dela não serão sonhos Shakespeareanos! Serão palpáveis, visíveis, legíveis e sensíveis!

Ela talvez nem gostasse que eu o reproduzisse aqui, mas faço questão. Ela é ProUni, ProLula, ProDilma!

Renato:

Tenho 61 anos, recomecei a estudar em 2007, terminei o EJA (antigo supletivo), fiz o ENEM no final de 2008, e estou estudando Física na UNISO em Sorocaba, realizando um sonho meu e de meus pais que eram analfabetos e que gostariam que seus filhos tivessem uma vida melhor através dos estudos. Tenho mais dois sobrinhos e meu filho terminando cursos superiores com nível de aprendizado excelente, com bolsas do PROUNI. Isso sim é transformação ou revolução para melhor.


Artigos Relacionados

  • robledo duarte disse:

    Essa discussão é rídicula, o ENEM hoje faz parte do dia a dia de qualquer estudante. É um excelente indicador, coisa que nunca existiu….

  • Arnóbio Freire disse:

    Meu pai mal sabe escrever o nome. Minha mãe cumpriu apenas 4 anos de escola primária no sertão pernambucano, onde nasci. Cheguei a São Paulo com 9 anos de idade, hoje aos 43 anos, concluo (dez/2010) meu primeiro curso superior no IFSP.
    Sempre fui um aluno muito aplicado e concluí o segundo grau em 1988, o ano da maior frustração da minha vida, porque não tinha condições para pagar uma faculdade. Minha vida acadêmica terminava ali – não havia outra solução. Acho que até poderia tentar uma faculdade pública, mas a autoestima não era suficiente. Faltou-me também um incentivador, alguém que dissesse que eu poderia conseguir – nunca tentei.
    Pretendo continuar meus estudos, talvez uma graduação em engenharia (faço tecnologia), quem sabe um mestrado.
    Minha entrada no Instituto Federal de São Paulo, sem dúvida alguma se deu em função da diversidade de noovos cursos oferecidos e do aumento considerável na quantidade de vagas. Atribuo isso ao Presidente Lula e por isso voto Dilma e Mercadante.

  • JOÃO HENRIQUE disse:

    E hoje, dia 4, o Sr. Boris Casoi, na bandnews, disse:
    - esse enem é uma fraude -.

    Fraude é ele ser chamado ancora!!!

  • Nana disse:

    Duas amigas de minha filha estão fazendo Engenharia Civil na melhor universidade, graças ao ProUni, ao bom desempenho no ENEM… Como um Carteiro ou uma Operadra de caixa de supermercado teriam condições de arcar com altos custos? É o Lula dando oportunidade aos bons alunos, dedicados, filhos de trabalhadores poderem cursar a profissão dos sonhos, tendo a mesma chance que o filho do patrão. É nóis.

  • Pedro Paulo disse:

    VIVA O ENEM !!!

    VIVA O LULINHA !!!

    VIVA A DILMINHA !!!

    (acho ela linda)

    BUUUUUUUUUUUUUU

    pro Serrote.

    Ah,

    Viva o PHA.

    boa noite

  • Sonia Bulhões disse:

    O jornal nacional pode até esconder o Lula para não dar votos à Dilma. Mas os depoimentos e os atos concretos oriundos da ação do governo na Educação, por si, fazem a parte negada pelo JN. A verdade sempre aparece e o resultado veremos logo mais.

  • Luís C. P. Prudente disse:

    Terrorismo eleitoral da Rede Globo já começou.

    Rede Globo está procurando um novo “legacy-Gol” para atacar Lula e a Dilma.

    Rede Globo, império do mal, está à procura de uma nova “Miriam Cordeiro”, só que da Dilma.

    O desespero da Rede Globo já é visto e sentido no seu noticiário de terrorismo eleitoral.

    É necessário que as resoluções da Confecom sejam trasnformadas em leis, para acabar de uma vez por todas com as sanhas terroristas de empresas golpistas como a Rede Globo e toda famiglia Roberto Marinho.

  • jc disse:

    Paulim, eu num gosto de ler essa coisas, me dá uma estranha sensação: uma alegria chorosa, entende? Me alegro e choro ao mesmo tempo, de ver essas pessoas realizando sonhos até bem poucos tempos impossíveis neste nosso país. Caramba, acho que tô é ficando gagá, esse era uma dos sonhos da minha geração(e ainda é): ensino único, universal e gratuito! (parece coisa dos sécula da Luzes!).
    Mas o riso é aquele que vc já sabe: quá quá quá quá quá quá quá…

  • Digger disse:

    O interesse de alguns poderosos é muito grande em desconstruir e desmoralizar o ENEM. Essa já é a segunda sabotagem. O poder econômico nessa área da educação foi contrariado, e não se conformam com a democratização do acesso dos alunos candidatos, nas universidades públicas.

  • Pedro disse:

    O importante é que não adianta mais certas pessoas espernearem pois o “bem” já foi feito para muitos.

  • Marcos Marques de Sousa Trindade disse:

    Corrigindo comentário anterior. Onde lê-se “aproveitrando”, considerar “aproveitando”. E “concretizr” considerar “concretizar”. Abraços, Marcos !!!

  • Marcos Marques de Sousa Trindade disse:

    Caro PHA, aproveitrando os depoimentos do ENEM, darei aqui o meu: Meu nome é Marcos, 35 anos e desde 1993 que estava sem estudar. Aliás, este era o sonho de meu pai, que eu cursasse uma faculdade. Infelizmente meu pai morreu em 2007 sem concretizr este sonho. Até que, no ano passado, aconteceu aquele famoso ENEM que teve de ser cancelado por que a gráfica responsável pertencente à FOLHA descuidou demais da prova. Fiz a prova e consegui uma ótima nota, o que me valeu a bolsa do PROUNI de 100% para cursar uma das melhores escolas de Administração do país. Só de mensalidades estarei economizando quase R$ 50.000,00, valor esse que não teria condições de arcar. Graças à Deus e ao PROUNI estou realizando meu sonho e o sonho de meu pai. Abraços, Marcos !!!!

  • silvia disse:

    Sem o Pro-Uni se estuda no máximo na usp que já está em 65º lugar por conta do zé pedágio!Viva o Brasil dos pobres e viva o Lula nosso presidente e viva a nossa Dilma!

  • mizinha disse:

    Nossa, li este depoimento e estou em lágrimas. Sou professora de universidade pública e sempre me emociono quando vejo jovens tendo suas vidas transformadas pela oportunidade de estudo. Já tive um aluno que é gari e que graças as cotas para escolas públicas hj ele teve acesso a universidade.

    Acredito muito neste país, neste novo Brasil que o Lula escancarou as portas e permitiu que a população mais carente tivesse acesso a educação, emprego, renda, dignidade.

    Por isso voto em Dilma porque quero que estes alunos da rede pública continuem tendo acesso as Universidades, ao mercado de trabalho e que cm uma melhor formação, construam um país melhor de se viver e de sonhar!

    Viva Lula!

    Viva Dilma!

  • Celso disse:

    Luiz Inácio Lula da Silva. Presidente do Brasil.
    Motivo de orgulho em ser brasileiro!
    Dilma na cabeça!

  • Matheus disse:

    Sou Engenheiro Químico formado em faculdade privada, graças ao crédito educativo (sem ele não seria), daí entrei numa Federal no Mestrado em Engenharia Química, como bolsista, e me tornei Mestre.
    Quero que todos tenham esse privilégio e se qualifiquem também.
    PHA esse seus depoimentos da página me emocionam, é o povão, como eu, com acesso univeral ao conhecimento, como jamais se viu na história desse país!
    Viva LULA, viva Hadad, VIVA DILMA 2010!!

  • Francisco disse:

    Se Dilma tiver dez por cento dos votos de quem arranjou emprego com carteira assinada, dez por cento dos votos de quem conseguiu casa própria e dez por cento dos votos de quem entrou numa escola técnica ou faculdade, ela esta eleita no primeiro turno.

    No mundo todo, a democracia funciona simples assim.

Nenhum comentário:

Marcadores