quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Datafolha se corrige e admite favoritismo de Dilma na reta final

O Datafolha reconheceu, ainda que sutilmente, que a candidata à Presidência Dilma Rousseff, da coligação Para o Brasil Seguir Mudando, “mantém seu favoritismo na atual disputa eleitoral”. Embora a Folha de S.Paulo divulgue que “Dilma para de cair”, o fato é que a pesquisa, para acertar seus ponteiros, registra o mesmo patamar eleitoral da semana passada. O Datafolha se corrigiu.

Dilma, aliás, não apenas parou de cair – ela cresceu um ponto percentual, enquanto seus adversários recuaram. Segundo levantamento nacional do Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela Rede Globo e realizada na terça e quarta-feira, com 13.195 eleitores, Dilma tem 52% dos votos válidos na projeção para o primeiro turno.

Seu principal adversário, José Serra (PSDB), caiu um ponto e tem hoje 31% dos votos válidos. Marina Silva (PV) também perdeu um ponto, e está com 15%. A soma dos adversários de Dilma é de 48% dos válidos. Ela precisa de 50% mais um voto para vencer domingo.

Foram ouvidos 13.195 eleitores em 480 municípios. O número do registro no Tribunal Superior Eleitoral é o 33119/2010. A margem de erro do levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

No suspeitíssimo levantamento do Datafolha realizado na segunda-feira – e não confirmado por nenhum outro instituto de pesquisa –, Dilma teria oscilado negativamente em todos os estratos da população. Agora, caindo na real, o Datafolha “explica” que Dilma “chegou a se recuperar no Sul, entre os eleitores de 35 a 59 anos e entre os que ganham entre dois e cinco salários mínimos (R$ 1.020 e R$ 2.550)”, além de ter oscilado “positivamente, dentro da margem de erro, em vários estratos da população, como entre eleitores com ensino fundamental e do Sudeste”.

Na simulação de segundo turno do Datafolha, a petista cresceu um ponto. Passou de 52% para 53%. O tucano manteve seus 39%. Sobre o conhecimento do número dos candidatos, 55% acertam os algarismos e 40% admitem desconhecê-los. No caso de Marina, apenas 39% citam corretamente o seu número. No de Dilma, 64%; e no de Serra, 53%.

O percentual de indecisos é de 6%, e outros 3% votarão em branco ou nulo. Plínio de Arruda Sampaio (PSOL) teve 1% das intenções dos votos. Os demais candidatos, juntos, não atingiram 1%.

www.vermelho.org.br

 

 Com informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Marcadores