sábado, 18 de setembro de 2010

Serra em comício de SE: Quem soube da Casa Civil?

Atualizado às 12:50

Folha

Alvo de chacota de Lula por não realizar comícios, José Serra foi ao palanque em Sergipe, nesta sexta (17). Deu-se na cidade de Itabaiana
Ao lado de João Alves (DEM), candidato ao governo sergipano, o presidenciável discursou para uma platéia estimada em mil pessoas.

Serra testemunhou ao vivo um fenômeno que se reflete no favotismo atribuído pelas pesquisas à rival Dilma Rousseff.

A certa altura, o presidenciável tucano dirigiu à audiência uma pergunta: "Quem soube desse novo escândalo na Casa Civil?"

Submetido a um número diminuto de mãos levantadas, Serra tentou insistir: "Um escândalo grave, centenas de milhões de reais".

E a platéia nem tchum. Rendido às evidências, Serra mudou de assunto. Conduziu a prosa em direção à sua biografia.

Apresentou-se aos presentes como político experiente, realizador, amigo dos nordestinos.

Atribuiu-se a autoria de programas sociais que, segundo ele, o governo Lula ampliou.

Do alto de um palaque improvisado sobre um trio elétrico, Serra recobrir a calva com um chapéu de couro. Entoou algumas estrofes de “Cintura de Pilão”.

Esboçou diferenças entre sua campanha e a da antagonista do PT. Disse que enfrenta uma "máquina gigantesca no Brasil inteiro".

Declarou que faz campanha sem "patrono ou patrocinador". E afirmou que não desperdiçaria o tempo falando de adversários.

Levou ao microfone uma promessa que passou a empinar nos últimos dias: o salário mínimo de R$ 600 a partir de 2011. Ouviram-se aplausos.

Ciente de que falava para a clientela dos programas sociais do governo, Serra aproveitou para repisar o “compromisso” de elevar o valor do Bolsa Família.

O “patrono” que Serra mencionou sem nominar encontrava-se em Juiz de Fora (MG), noutro palanque.

Ao lado de Dilma, Lula ironizou a promessa de Serra de tonificar o mínimo: “Pensa que o povo é tonto?”

Presidente do PT, José Eduardo Dutra também se encontrava no palanque mineiro. Mas mantinha um olho em Sergipe, Estado que já representou no Senado.

Terminado o comício, Dutra foi ao twitter. E replicou na rede mensagem que lhe fora enviada por internauta sergipano:

“Quanta animação. Carreata de Serranic em Aracaju ainda há pouco. Nossa, só alegria.” Em meio à ironia, um link conduzia os interessados para a foto reproduzida abaixo.

Uma cena captada pouco depois da chegada de Serra à capital do Estado onde Dutra faz política, antes do comício de Itabaiana, mostra a ANIMAÇÃO COM A PRESENÇA DO TUCANO!




Mas o pior estava por vir:

O momento de maior constrangimento ocorreu durante comício no município de Itabaiana, a 54 km de Aracaju, quando o candidato do PPS ao Senado, Emanuel Castro, ( esquerda, camisa branca) afirmou que Albano Franco vota em Dilma Rousseff, candidata a presidente pelo PT e principal adversária de Serra. Havia cerca de 5 mil pessoas na praça onde foi realizado o comício.  José Serra foi obrigado a ouvir e ficou indignado visto na reação no vídeo abaixo:



Mesmo com a pressão das executivas nacionais do PSDB e do DEM, os dois partidos não estão juntos em Sergipe na eleição deste ano. Albano Franco disse ter desistido da aliança com os democratas e não apoia Serra depois que integrantes do DEM fizeram críticas a ele publicamente

Nenhum comentário:

Marcadores