quarta-feira, 20 de outubro de 2010

CNT adia divulgação de pesquisa Sensus; Ibope deve sair nesta 4ª

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) cancelou a divulgação, nesta quarta-feira (20), dos resultados da 107ª Pesquisa CNT/Sensus sobre a intenção de votos no segundo turno das eleições à Presidência da República e governos estaduais. O motivo do cancelamento foi o atraso na coleta de dados, segundo nota divulgada pela CNT. Os resultados devem ser divulgados na quinta-feira, em horário a ser definido. Um tucano ouvido pela Folha de S.Paulo afirmou que a expectativa do partido é que a próxima pesquisa Ibope também aponte um crescimento de Dilma, interrompendo a trajetória ascendente de Serra.

No sábado, o Ibope registrou pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral sobre sucessão presidencial. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo. Foram ouvidos 3.010 eleitores entre segunda e esta quarta-feira – data em que, de acordo com a legislação, os resultados já poderão ser divulgados.

A mais recente pesquisa para a Presidência, divulgada pelo Vox Populi/iG na terça-feira (19), apontou que a vantagem de Dilma Rousseff sobre José Serra cresceu quatro pontos percentuais em apenas seis dias – o que deixa a candidata da coligação Para o Brasil Seguir Mudando mais próxima da vitória na eleição de 31 de outubro. Segundo o instituto, Dilma tem 51% das intenções de votos, enquanto Serra caiu para 39%.

Em relação ao Vox Populi de 13 de outubro, a petista cresceu três pontos percentuais, enquanto o tucano caiu um – ela tinha 48%, contra 40% de Serra. Nos chamados votos válidos (que excluem brancos, nulos e indecisos), a dianteira de Dilma fica mais evidente. A presidenciável – que tinha oito pontos à frente Serra (54% a 46%) na semana passada – agora lidera mais folgadamente: 57% a 43%.

As oscilações negativas irritaram profundamente o presidenciável tucano, que iniciou uma escalada de ataques. “A pesquisa do Vox Populi nós não levamos em consideração porque sabemos que é um instituto de comprovada falta de credibilidade, que maquiou os resultados durante todo o primeiro turno”, afirmou Serra, sem provas.

Mais cedo, em coletiva à imprensa, o presidente do PSDB, Sérgio Guerra, também perdeu a estribeira e classificou a pesquisa de "sem-vergonha". No entanto, um tucano ouvido pela Folha de S.Paulo afirmou que a expectativa do partido é que a próxima pesquisa Ibope também aponte um crescimento de Dilma, interrompendo a trajetória ascendente de Serra.

No PT, o esforço é para evitar o salto alto. Segundo Ilimar Franco, do jornal O Globo, a campanha Dilma realiza pesquisas a cada três dias no Rio de Janeiro, em São Paulo, em Minas Gerais e na Bahia. “O objetivo é captar oscilações no Sudeste (42% do eleitorado) e na Bahia (representativo do voto do Nordeste), e promover correções de rumo na campanha”, detalha Ilimar.

Da Redação, com agências

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