sábado, 16 de outubro de 2010

Datafolha desanima tucanos


O mais tucano dos institutos de Pesquisa, o Datafolha, mostrou o mesmo resultado da semana passada. Em votos úteis, Dilma vence por 54% contra 46%.

Foi uma ducha de água fria na campanha de Serra. Depois de toda campanha de baixarias, pela qual a campanha de Dilma viveu um mau momento, a sensação é de que, tirando oscilações, o tucano está próximo de seu teto de votos, e Dilma está mostrando uma grande resistência numa faixa de eleitorado fiel.

O desencanto da oposição com os números do Datafolha pode ser percebido pelo Twitter. Os serristas reclamavam de suposta manipulação de números, os apoiadores de Dilma comemoravam a dianteira da candidata e a boa avaliação do governo.

O ultra-direitista Reinaldo Azevedo, da igualmente reacionária revista Veja, vociferava contra o instituto de pesquisa: "O Datafolha afronta a matemática...".

Já o cientista político e sócio da consultoria Arko Device, Murillo de Aragão, comentou em seu microblog que "considerando toda a onda da semana, o resultado do Datafolha é excepcional para a Dilma".

Mas o melhor comentário foi do ex-vereador de Capivari (SP), Luís Antônio Albiero (PT), fazendo o alerta:

"Alô, militância #Dilma13. Legal o DataFolha, a Istoé, os programas de TV. Mas não podemos permitir que pesquisas e mídia pautem nosso ânimo!".




No primeiro turno da eleição presidêncial, Aécio Neves, Anastasia e Itamar Franco, fingiram amigos de Lula e Dilma. Montaram no estado de minas a "Dilmasia". Passado a eleição, todos eleitos, a ordem de Aécio é demontar o esquema engana eleitor.

Agora os tucanos querem tentar transformar o movimento "Dilmasia" - que pregou no primeiro turno o voto casado em Antonio Anastasia (PSDB) para o governo estadual e Dilma Rousseff (PT) para a Presidência - em "Serrasia".

A articulação começou no feriado, quando Aécio ligou para vários prefeitos que pertencem à base de Dilma e os convidou para o encontro de ontem em Belo Horizonte, com a presença do presidenciável José Serra (PSDB).

Os 74 prefeitos do PR em Minas, partido que faz parte da coligação de Dilma, receberam o chamado. Pelo menos 25 compareceram, de acordo com a lista de presença do PSDB. Aécio convidou pessoalmente cerca de 28 prefeitos do PMDB eleitos por Minas.

Treze ignoraram a coligação nacional do partido com o PT de Dilma e compareceram ao encontro com Serra.

A base política do senador eleito Aécio Neves prometeu ontem dar até o "sangue" para eleger José Serra (PSDB) à Presidência em um ato político em Belo Horizonte, mas não prometeu a vitória do candidato em Minas, o segundo maior colégio do país (14,5 milhões de eleitores).

Dos 662 prefeitos convidados, 301 compareceram. Além de Serra, participaram do ato Aécio, o governador reeleito Antonio Anastasia (PSDB) e o senador eleito Itamar Franco (PPS).

Nenhum deles quis assegurar a vitória de Serra em Minas. Nos bastidores do PSDB mineiro, a explicação é que é preciso levar em conta a popularidade de Lula no Estado e o fato de Dilma Rousseff (PT) ser mineira.

Dilma teve 1,75 milhão de votos a mais do que Serra no Estado no primeiro turno. É equivalente a quase todo o eleitorado de BH (1,82 mi).

Se os tucanos vão dar o sangue, os Petistas tem que ter sangue nos olhos, partir pra cima e conquiistar votos para dar maioria folgada para a vítoria de Dilma

Nenhum comentário:

Marcadores