segunda-feira, 25 de outubro de 2010

DILMA CRECEU MAIS 4 PONTOS, AGORA A DIFERENÇA ESTÁ EM 16 PONTOS...

 

PARABÉNS POVO BRASILEIRO

Principalmente os Nordestinos

DILMA CRESCEU MAIS 4 PONTOS

A DIFERENÇA AGORA È DE 16 PONTOS

Eleições - Pesquisas e tendências -

 

Bolinha provoca quatro pontos na cabeça de Serra - Fatura  liquidada: Montenegro já  informou à Globo: Dilma mantém vantagem -&-  O movimento dos votos -

 

E leia também: O voto dos ainda indecisos pode ser decisivo (link no final)

 

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Bolinha provoca quatro pontos na cabeça de Serra

Enviado por luisnassif , sab, 23/10/2010 - 16:54
 


O tracking diário do PT identificou uma abertura de quatro pontos na diferença entre Dilma e Serra. A abertura se deu em todas as regiões. Antes do episódio, Dilma mantinha uma dianteira de 12 pontos em relação a Serra. Depois, a distância aumentou para 16 pontos.


As pesquisas qualitativas indicaram como principal fator o episódio da bolinha assassina. Os eleitores do PT na mostra caçoavam do episódio; os tucanos se mostravam envergonhados.


A avaliação qualitativa da campanha de ontem de Serra mostrou rejeição. Os adjetivos mais utilizados para descrever Serra foram "vingativo" e "autoritário".

 

 

 

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24/10/2010

 

 

Fatura  liquidada:  Montenegro já  informou  à Globo: Dilma mantém vantagem

 

 

por Francisco Barreira

 

 

Os leitores habituais  deste blog  sabem que o presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro,  fornece  informações privilegiadas e  antecipadas à Globo que  as  repassa para o comando tucano. Com base no vazamento dessas informações, temos conseguido manter nossos leitores informados com certa precisão e  até com algumas antecipações, o que pode ser comprovado pela  simples  leitura de nossas matérias nas últimas semanas.

 

 

A informação de que Dilma  mantém um vantagem  confortável  quando faltam apenas seis dias úteis para a eleição é praticamente uma pá de cal na campanha tucana. Para que isso seja consumado  só é necessário que a próxima pesquisa confirme não só a vantagem como a tendência de crescimento da petista. Tendência esta que vem se manifestando desde a segunda  semana do segundo turno. A Vox Populi a ser divulgada nas próximas horas deve confirmar esse crescimento.

 

 

Manipulação e  metodologia

 

Não há nenhuma dúvida de que a maioria dos institutos são  manipuladores e agem  mancomunados  com a grande mídia. Entretanto, há também  deficiências metodológicas. Por exemplo: as pesquisas não conseguiram  captar a o excepcional crescimento de Marina na última semana do  segundo turno, uma fenômeno que ocorreu prioritariamente nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Ela chegou a vencer Serra no Rio e em Brasília.

 

 

Entretanto,  os institutos não perceberam que este crescimento estava ocorrendo basicamente no   Sudeste e não souberam ou  não quiseram fazer a ponderação necessária. No Nordeste e no Norte (inclusive em seu estado natal, o Acre, a votação de Marina foi pífia. Então, se você der, na ponderação, um valor generalizado para  cidades médias, indistintamente, sem levar em conta as tendências regionais, como Jundiaí  (São Paulo)   e Campina Grande (Paraíba), haverá, no final, uma notável distorção. Como se  vê, pesquisa  não é coisa para amadores ou picaretas.

 

 

O mesmo   aconteceu   e está acontecendo em relação às cidade pequenas, com menos de 50 mil habitantes. Nelas (pela média nacional), Dilma leva  grande vantagem, porém  as pesquisa captariam uma vantagem ainda maior, se houvesse a ponderação necessária que considerasse o fato de que  a maioria desses pequenos municípios estão situados no Nordeste, em Minas, no Espírito Santo e Estado do Rio, onde Dilma venceu por boa margem. Se essa ponderação fosse feita, os números estariam mais próximos da realidade e  atribuiriam uma vantagem ainda maior para a petista.

 

 

Voto feminino

 

Outro fator negligenciado por muitos  analistas é o do voto feminino. Por razões sócio-culturais  a mulher brasileira média, infelizmente, ainda  interessa-se pouco por  política e não acompanha o noticiário. Disso resulta   que há uma  temporária defasagem entre votos femininos e  masculinos. Então, por uma questão de inércia, até recentemente, as pesquisas mostravam uma  grande  vantagem de Serra  sobre  Dilma, entre as mulheres.

 

 

Isto, porém,  era reflexo (fator inércia) do tempo em que Serra liderava as pesquisas  tanto entre homens como entre mulheres.  Ocorre, contudo que há uma tendência  histórica e inexorável de convergência entre os votos feminino e masculino, à medida em que as eleições se aproximam. E esta convergência já ocorreu: Dilma vence, hoje, com boa  margem entre os homens  e, com margem um pouco menor,  já é a mais votada também entre as mulheres.

 

 

Enfim, peço perdão aos leitores se texto de hoje  foi muito técnico ou francamente chato. Mas vez ou outra é preciso mostra que nós podemos errar e muitas vezes ermos, mas quando acertamos (com certa freqüência, graças a Deus) não é na  base do chutômetro ou da  bola de cristal.

 

 

E quem não me deixa mentir é o próprio Serra que jamais reclamou das pesquisas  porque  sabia  que elas o favoreciam, mesmo  quando o colocavam  atrás de Dilma, mas nunca  na margem verdadeira. Pois  agora ele declara com todas as letras que não acredita em pesquisas: ”Elas  erram muito. Inclusive erraram no primeiro turno”. Isto é uma meia verdade. A verdade completa é que se  as pesquisas errarem de novo, elas se desmoralizam definitivamente.

 

 

 

 

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Carlos Honorato
Retransmissão: 800 mil leitores

" EM 2002  A ESPERANÇA COM LULA VENCEU O MEDO "
" EM 2010 A VERDADE COM DILMA VENCERÁ A MENTIRA "
VOTE 13 - DILMA PRESIDENTE




Tenha como  missão repassar este ao maior número de brasileiros

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