PARABÉNS POVO BRASILEIRO
Principalmente os Nordestinos
DILMA CRESCEU MAIS 4 PONTOS
A DIFERENÇA AGORA È DE 16 PONTOS
Eleições - Pesquisas e tendências -
Bolinha provoca quatro pontos na cabeça de Serra - Fatura liquidada: Montenegro já informou à Globo: Dilma mantém vantagem -&- O movimento dos votos -
E leia também: O voto dos ainda indecisos pode ser decisivo (link no final)
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Bolinha provoca quatro pontos na cabeça de Serra
Enviado por luisnassif , sab, 23/10/2010 - 16:54
O tracking diário do PT identificou uma abertura de quatro pontos na diferença entre Dilma e Serra. A abertura se deu em todas as regiões. Antes do episódio, Dilma mantinha uma dianteira de 12 pontos em relação a Serra. Depois, a distância aumentou para 16 pontos.
As pesquisas qualitativas indicaram como principal fator o episódio da bolinha assassina. Os eleitores do PT na mostra caçoavam do episódio; os tucanos se mostravam envergonhados.
A avaliação qualitativa da campanha de ontem de Serra mostrou rejeição. Os adjetivos mais utilizados para descrever Serra foram "vingativo" e "autoritário".
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24/10/2010
Fatura liquidada: Montenegro já informou à Globo: Dilma mantém vantagem
por Francisco Barreira
Os leitores habituais deste blog sabem que o presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, fornece informações privilegiadas e antecipadas à Globo que as repassa para o comando tucano. Com base no vazamento dessas informações, temos conseguido manter nossos leitores informados com certa precisão e até com algumas antecipações, o que pode ser comprovado pela simples leitura de nossas matérias nas últimas semanas.
A informação de que Dilma mantém um vantagem confortável quando faltam apenas seis dias úteis para a eleição é praticamente uma pá de cal na campanha tucana. Para que isso seja consumado só é necessário que a próxima pesquisa confirme não só a vantagem como a tendência de crescimento da petista. Tendência esta que vem se manifestando desde a segunda semana do segundo turno. A Vox Populi a ser divulgada nas próximas horas deve confirmar esse crescimento.
Manipulação e metodologia
Não há nenhuma dúvida de que a maioria dos institutos são manipuladores e agem mancomunados com a grande mídia. Entretanto, há também deficiências metodológicas. Por exemplo: as pesquisas não conseguiram captar a o excepcional crescimento de Marina na última semana do segundo turno, uma fenômeno que ocorreu prioritariamente nas cidades com mais de 200 mil habitantes. Ela chegou a vencer Serra no Rio e em Brasília.
Entretanto, os institutos não perceberam que este crescimento estava ocorrendo basicamente no Sudeste e não souberam ou não quiseram fazer a ponderação necessária. No Nordeste e no Norte (inclusive em seu estado natal, o Acre, a votação de Marina foi pífia. Então, se você der, na ponderação, um valor generalizado para cidades médias, indistintamente, sem levar em conta as tendências regionais, como Jundiaí (São Paulo) e Campina Grande (Paraíba), haverá, no final, uma notável distorção. Como se vê, pesquisa não é coisa para amadores ou picaretas.
O mesmo aconteceu e está acontecendo em relação às cidade pequenas, com menos de 50 mil habitantes. Nelas (pela média nacional), Dilma leva grande vantagem, porém as pesquisa captariam uma vantagem ainda maior, se houvesse a ponderação necessária que considerasse o fato de que a maioria desses pequenos municípios estão situados no Nordeste, em Minas, no Espírito Santo e Estado do Rio, onde Dilma venceu por boa margem. Se essa ponderação fosse feita, os números estariam mais próximos da realidade e atribuiriam uma vantagem ainda maior para a petista.
Voto feminino
Outro fator negligenciado por muitos analistas é o do voto feminino. Por razões sócio-culturais a mulher brasileira média, infelizmente, ainda interessa-se pouco por política e não acompanha o noticiário. Disso resulta que há uma temporária defasagem entre votos femininos e masculinos. Então, por uma questão de inércia, até recentemente, as pesquisas mostravam uma grande vantagem de Serra sobre Dilma, entre as mulheres.
Isto, porém, era reflexo (fator inércia) do tempo
Enfim, peço perdão aos leitores se texto de hoje foi muito técnico ou francamente chato. Mas vez ou outra é preciso mostra que nós podemos errar e muitas vezes ermos, mas quando acertamos (com certa freqüência, graças a Deus) não é na base do chutômetro ou da bola de cristal.
E quem não me deixa mentir é o próprio Serra que jamais reclamou das pesquisas porque sabia que elas o favoreciam, mesmo quando o colocavam atrás de Dilma, mas nunca na margem verdadeira. Pois agora ele declara com todas as letras que não acredita em pesquisas: ”Elas erram muito. Inclusive erraram no primeiro turno”. Isto é uma meia verdade. A verdade completa é que se as pesquisas errarem de novo, elas se desmoralizam definitivamente.
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Carlos Honorato
Retransmissão: 800 mil leitores
" EM 2002 A ESPERANÇA COM LULA VENCEU O MEDO "
" EM
VOTE 13 - DILMA PRESIDENTE
Tenha como missão repassar este ao maior número de brasileiros
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