sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Dilma se reúne com prefeitos mineiros e reforça mineiridade




A pouco mais de uma semana do segundo turno das eleições, a candidata à presidência Dilma Rousseff (PT) esteve em Belo Horizonte nesta sexta-feira, onde reforçou suas origens mineiras e apresentou um pacote de benfeitorias a 432 prefeitos do estado. No início de seu discurso, a candidata falou do apreço que tem pelo estado onde nasceu e pela capital mineira. ''Foi aqui que eu iniciei o processo de conscientização da cidadania e aprendi a lutar pela diversidade'', disse, se referindo aos anos em que ingressou no movimento de combate à ditadura. ''Aqui em Minas eu me convenci que um outro Brasil era possível, sem ditatura, democrático, com direito de expressão, comprometido com a liberdade imprensa. Por isso Minas tem na bandeira 'Liberdade ainda que tardia''', completou. A candidata ainda se referiu ao estado dizendo que Minas '' é uma ilha cercada de Brasil por todos os lados''.

Nascida em BH, naturalidade de Dilma é desconhecida por 42% dos mineiros


Além da estratégia de reforçar sua mineiridade, Dilma ofereceu um pacote de incentivos aos prefeitos mineiros e reforçou propostas municipalistas. Ela disse que uma de suas metas é incluir pequenos e médios municípios no PAC 2 e justificou que muitos não conseguiram entrar no programa por causa de falhas no projeto técnico, mas afirmou que se o projeto for reelaborado, eles poderão ser beneficiados. Dilma disse também que um dos principais objetivos do PAC 2 é melhorar o saneamento básico, projeto que começou com o PAC 1.

''Algumas prefeituras quase chegaram ao 100% [de casas saneadas]. Eles [a oposição] dizem que o PAC não existe, eu tenho certeza que os prefeitos sabem que o PAC existe. Mas falta muito chão para acabar o saneamento nesse país'', disse a candidata.

Dilma também se referiu aos programas sociais do Governo Lula, como o Minha Casa Minha Vida e o Bolsa Família. Ao lado de Patrus Ananias (PT), ex-ministro do Desenvolvimento Social, a candidata prometeu ampliar a cobertura do programa de assistência social para 100%.

Assim como José Serra, Dilma também prometeu resolver o problema do metrô em Belo Horizonte e disse que, caso eleita, irá aprovar a Emenda 29, que regula o repasse de recursos na área da saúde. ''Não estou fazendo promessas da boca para fora, estou assumindo um compromisso. Não sou mulher de assumir compromisso e não cumprir. Nunca registrei em cartório compromisso como o meu adversário fez e rompeu'', disse a candidata, em referência à promessa que Serra fez de não abandonar a prefeitura de São Paulo para disputar outro cargo majoritário, que foi registrada em cartório.

Sobre o Fundo de Participação dos Municípios, fonte de sustento de muitas cidades pequenas e uma das principais reivindicações dos prefeitos, Dilma prometeu aprovar uma lei que mantém o patamar do Fundo, compensando a perda de repasse com eventuais incentivos fiscais concedidos pelo governo federal.

Partido Verde

Durante o discurso, Dilma Rousseff agradeceu o apoio recebido pelos dois integrantes do PV estadual, o candidato derrotado ao governo Zé Fernando e o deputado federal reeleito Fabinho Ramalho. ''Com nosso palanque, conseguimos mais de dez milhões de votos para Marina, que foi majoritária em BH. Peço aos companheiros que votaram na Marina no primeiro turno que votem em Dilma no segundo turno'', disse Zé Fernando, ao declarar apoio à candidata. Em convenção, o Partido Verde decidiu se manter independente no segundo turno, mas liberou seus integrantes para apoiarem os candidatos de sua preferência.

Nenhum comentário:

Marcadores