quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Itamar combateu privatização de Furnas


http://www.novaimprensa.inf.br/furnas.html


Ed. 130 – 13/08/99


Belo Horizonte
- A Comissão de Estudos Avançados Constitucionais e Legais, formada por juristas de Minas Gerais, entregou ao governador Itamar Franco o parecer final sobre a privatização do setor energético, com três mil páginas, encadernado em 11 volumes. Os juristas se basearam no artigo 21 da Constituição Federal, que considera que os rios são inalienáveis. A comissão deve preparar os termos de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin), a ser impetrada pelo governo de MG no STF.

O governador Itamar Franco determinou que o comando da Polícia Militar de MG sobrevoe a região de Furnas, no sábado pela manhã, e também colha depoimentos da população local, de modo a complementar o levantamento sobre os possíveis impactos que a privatização da empresa possa ter. Em entrevista após a entrega do parecer, Itamar disse que não sabe atirar, mas sabe "desviar rios".


Ed. 129 – 06/08/99


Defesa de Furnas, uma bandeira de luta
Waine Silva

O governo FHC quer privatizar o sistema elétrico de Minas Gerais, o qual tem em Furnas uma das principais usinas responsáveis por 90% da energia consumida nos estados da região sudeste, Goiás e Distrito Federal. O que você tem haver com isso? Se você acha que as privatizações ocorridas no atual governo foram feitas de maneira transparente, ajudando a maioria dos brasileiros, tudo bem, mas se você que mora em nossa cidade, orgulha de ser mineiro e já percebeu que estas privatizações não resolveram quase nenhum dos problemas do Brasil, resolvendo apenas daqueles grupos que fizeram um bom negócio, ou seja comprar ouro a preço de banana, muito das vezes patrocinado pelo BNDS (dinheiro do próprio Estado; é melhor ir comprando as velas esquecer que o “portal do Mar de Minas” começa em Formiga, pois o projeto de privatização de Furnas, não inclui definições sobre o uso da água do lago, que beneficia 34 municípios mineiros.

Tanto esta situação é calamitosa que as reclamações da autoridade municipal do turismo em nosso muncípio tiveram a seguinte resposta do presidente da energética “Furnas não deixará de aumentar seu faturamento por causa do turismo de Formiga, numa antecipação da fria lógica de mercado que seguira a privatização da empresa.

Segundo o presidente do Ilumina (Instituto de Desenvolvimento Energético do Setor Energético e da Associação dos Acionistas Minoritários, Agenor de Oliveira, em entrevista dada ao jornal Folha Dirigida, recentemente, a privatização e a divisão da empresa proposta pelo governo aumentará a tarifa que hoje e feita pela média de preços das empresas, o chamado mix tarifário, sendo hoje de 34 por MWH, elevará para 38 por MWH; esta elevação implicará num aumento das atuais contas de energia, sendo um golpe tanto no setor produtivo, como no bolso de cada cidadão brasileiro. Para ele também os recursos do BNDS, que saem do bolso do trabalhador, não podem ser emprestados a grupos estrangeiros, para compra de empresas do setor energético e sim utilizados na luta contra a desigualdades sociais. O mais perverso de tudo isso, e que, por trás de toda essa jogada quem saira mais satisfeito é o FMI, mais uma vez às custas do arrocho sobre o sobrevivente povo brasileiro.

A luta contra a privatização de Furnas, tem de ser apoiada por todos os setores políticos preocupados com o bem comum, tanto em nosso município, como no Brasil inteiro. Desde abril deste ano, quando em Ação Popular, os deputados Sérgio Miranda e Jandira Feghali e a bancada do PC do B conseguiram uma liminar contra a Assembléia Extraordinária de Cisão e privatização da empresa, iniciou-se os debates e as preocupações sobre o destino da empresa, tanto que o tema foi amplamente discutido no seminário Minas e as Águas de Furnas, ocorrido no BDMG.

É hora de todos os setores progressistas se unirem em torno da defesa deste imenso patrimônio, o qual está o município de Formiga inserido, dependendo dele para obtensão de energia e desenvolvimento do turismo como fonte de renda.
________________________________________

Nenhum comentário:

Marcadores