segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Pesquisas apontam vitória de Dilma e sete governadores do PSDB

Além da Presidência da República, haverá eleição em segundo turno no pró ximo domingo (31) para governadores de oito Estados e do Distrito Federal. Se as pesquisas se confirmarem, no final da eleição, Dilma Rousseff será eleita presidente e, contando-se os partidos aliados, terá ampla maioria de governadores, além da maioria no Senado e Câmara, mas os tucanos conquistarão sete governos estaduais, incluindo os mais importantes - São Paulo e Minas Gerais.

Ao final, os tucanos podem ficar com saldo de sete governadores eleitos; o PT tende a sair desta eleição com seis governadores, podendo contabilizar como maiores vitórias em Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Sul, além do Distrito Federal. O PSB terá seis governadores e o PMDB cinco.

Dois debates na televisão – nesta segunda-feira (25), na TV Record, e, na sexta-feira (29), na TV Globo, e várias pesquisas de intenção de votos Vox Populi (hoje), Datafolha (na terça-feira e na sexta-feira), Sensus (quarta-feira) e Ibope (quinta-feira) marcam a última semana de campanha eleitoral. A candidatura de José Serra (PSDB) perde terreno nas pesquisas e nas tentativas de criar e explorar escândalos.

A candidata petista continua em vantagem e crescendo em todas as pesquisas de intenção de votos divulgadas recentemente. Os institutos Ibope e Datafolha apontaram Dilma com 10 a 12 pontos à frente do adversário José Serra. No domingo, dia da eleição, novas pesquisas também deverão ser divulgadas.

A candidata Dilma Roussef disse, em campanha no final de semana, que repudia terminantemente acusações sem provas, feitas na véspera das eleições, contra ela e sua campanha.

Para governador


No Distrito Federal, as últimas pesquisas indicam vantagem de 20% do petista Agnelo Queiroz contra a mulher do ex-governador Joaquim Roriz, Weslian Roriz. Se Dilma vencer as eleições, a Capital Federal viverá uma situação incomum - terá um governador do mesmo partido da Presidente da República.

Em Roraima, de acordo com pesquisa Ibope mais recente, Neudo Campos (PP) tem 50% e o atual governador, José de Anchieta Junior (PSDB), 41%. Em Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) tem 52% contra 39% do atual governador, João Chaulla, do PPS. No Amapá, Camilo Capiberibe (PSB) tem 50% e Lucas Barreto (PTB), 43% (Ibope).

No Pará, o também tucano Simão Jatene apresenta-se com 54% das intenções de voto contra 36% da petista Ana Júlia Carepa, candidata à reeleição. Em Goiás, o tucano Marconi Perillo tem 48% das intenções de voto contra 44% do candidato do PMDB, Íris Rezende.

No Piauí, a vantagem é de Wilson Martins (PSB) com 53% contra 42% para o tucano Silvio Mendes, 42%. Na Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB) tem 52% contra 40% de José Maranhão, do PMDB. Em Alagoas, o Ibope dá conta de que Teotônio Vilela Filho (PSDB), atual governador, tem 48% contra 40% de Ronaldo Lessa (PDT).

De Brasília
Com agências

Nenhum comentário:

Marcadores