segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Vitória de Dilma gera xenofobia contra nordestinos no Twitter






O resultado das eleições para a Presidência do Brasil gerou uma série de comentários preconceituosos contra os nordestinos no microblog Twitter desde a noite deste domingo. O comentário que deu início à onda de xenofobia (aversão a outras raças e culturas) foi da usuária @maiarapetrusio que postou um comentário sobre a vitória da presidente eleita Dilma Rousseff. A estudante de direito postou a frase "nordestino não é gente, façam um favor a SP, mate um nordestino afogado!" e logo depois apagou os twitts e deletou o perfil na rede social durante a madrugada. Mas os usuários foram mais rápidos e propagaram a mensagem. O sobrenome da estudante também estaá entre os assuntos mais comentados.


Uma página na internet reuniu vários posts divulgados no twitter com mensagens preconceituosas. Entre elas, twitts que chamam os nordestinos de miseráveis e ignorantes e críticas ao programa bolsa família.

Os usuários do microblog rebateram os comentários favoráveis aos nordestinos como do twiteiro @marcost29. "Viva os paraibanos, pernambucanos, portiguares, cearences, baianos, sergipanos, alagoanos, maranhenses e piauienses!".

Xenofobia

A tag "#orgulhodesernordestino" desencadeou desde a noite de ontem, quando foi anunciada a vitória de Dilma Rousseff para Presidência, uma série de protestos contra os nordestinos. O assunto foi o primeiro dos Trending Topics no Brasil e está até a tarde desta segunda entre os dez assuntos mais comentados pelos twitteiros.

Nenhum comentário:

Marcadores