segunda-feira, 25 de abril de 2011

Irritado com Alckmin, DEM ameaça um "chega pra lá" no PSDB em 2012

Ciente da crise que assola o PSDB-SP, o DEM pôs em xeque a aliança com os tucanos nas eleições de 2012 para pressionar o governador Geraldo Alckmin a abrir espaços à legenda na administração estadual. Dirigentes do partido reivindicam participação no governo desde março, quando o vice-governador Guilherme Afif Domingos anunciou que deixaria o DEM para fundar um novo partido, o PSD, ao lado do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.

A pressão foi ampliada na última semana, quando seis dos 13 vereadores do PSDB na Câmara Municipal de São Paulo deixaram a legenda. Todos os dissidentes são aliados de Kassab desde 2008, quando o prefeito conseguiu a reeleição e derrotou Alckmin com o apoio de José Serra e parte do PSDB.

Pelo menos dois dos vereadores que deixaram o PSDB se filiarão ao PSD. Os outros deverão migrar para siglas que compõem o arco de alianças do prefeito — Kassab pretende contar com o apoio de partidos como o PV e o PPS nas próximas eleições.

Essa articulação restringe o número de legendas a que o PSDB poderá se aliar para a eleição municipal. Aproveitando-se desse cenário, o DEM deixou claro para Alckmin que o sucesso da negociação dos espaços na administração paulista será determinante para garantir uma parceria em 2012.

Representante

O DEM já definiu que o deputado federal Rodrigo Garcia será o representante do partido para o governo paulista. O Palácio dos Bandeirantes aceitou o nome. Falta consenso, no entanto, sobre qual será a pasta que o partido comandará.

A legenda articula herdar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, hoje nas mãos de Afif Domingos. Por conta da aliança com Kassab, ele deverá perder a chefia da pasta. Mas o governador considera que a secretaria concentra projetos prioritários e, por isso, deve ficar fora de possíveis disputas políticas.

O Via Rápida para o Emprego, por exemplo, carro-chefe da estratégia de Alckmin para alavancar a formação profissional no Estado, é coordenado pela pasta. Diante disso, o tucano ofereceu ao DEM o comando da Secretaria de Agricultura.

O comando da sigla, no entanto, só cogita aceitar a pasta se ela receber um aporte de programas e recursos. Alguns projetos saíram do guarda-chuva da Agricultura, como o programa assistencial Viva Leite, que passou para a Secretaria de Desenvolvimento Social.

O governador Alckmin espera resolver o impasse com o DEM até o fim dessa semana. Tão logo chegue a um acordo com a legenda, Afif Domingos deverá ser afastado da secretaria. No Palácio dos Bandeirantes, sua queda é considerada uma "unanimidade".

Nenhum comentário:

Marcadores