quinta-feira, 12 de maio de 2011

EUA proibem a compra, por Cuba, de remédio para tratar crianças com câncer.

Mais um hediondo crime do império do Norte

Messias Pontes *

 

Notícia sobre os crimes praticados pelo imperialismo, notadamente o norte-americano, não é mais novidade. Porém o último chama a atenção do mundo civilizado pela crueldade cometida por quem, cinicamente, fala em defender os direitos humanos. Trata-se da proibição da compra, por Cuba, de remédio para tratar crianças com câncer. O governo dos Estados Unidos obstaculizou que Cuba pudesse comprar dos laboratórios Abbott os anestésicos sevoflurane e dexmetomidina.A denúncia feita pelo presidente da Sociedade Cubana de Anestesiologia e Reanimação, Humberto Saínz Cabrera, foi publicada pelo jornal espanhol La República.

De acordo com Cabrera, o agente inalatório sevloflunare é um fármaco utilizado para a anestesia geral de crianças, e também é reconhecido por suas qualidades como protetor do coração contra infartos, isquemia e arritmias durante os atos anestésicos cirúrgicos em pacientes com enfermidades cardíacas, enquanto que a dexmetomidina é utilizada é utilizada na anestesiologia por suas propriedades de sedação analgésica e de potencializar agentes anestésicos maiores.

O injustificável e criminoso boicote econômico, financeiro e comercial imposto à Ilha há meio século já causou prejuízos de mais de US$ 770 bilhões aos cubanos. Isto tem impedido o desenvolvimento econômico daquele país caribenho e consequentemente imposto àquele heróico povo grandes sacrifícios. Há décadas as Nações Unidas e os democratas de todo o mundo exigem o fim desse criminoso boicote, contudo o governo ianque faz ouvidos de mercador, zombando de todos.

O governo norte-americano mente sempre para manter os seus interesses em todo o planeta e não cumpre os acordos e tratados que assina ou simplesmente os ignora. Isto tem ocorrido desde que os Estados Unidos se tornaram um país imperialista. Atualmente, o orçamento militar dos Estados Unidos é maior que a soma de todos os demais países na área de defesa. Sendo a maior potência militar, age como se fosse o xerife do mundo.

A eleição de um democrata negro para a presidência, fato inédito na história daquele país, trouxe esperança para os amantes da liberdade e da paz. Ele recebeu inclusive o Prêmio Nobel da Paz depois de prometer terminar com as guerras no Iraque e no Afeganistão e fechar as prisões de Guantánamo e Abu Ghraib. Além de não ter cumprido com a palavra empenhada na sua campanha eleitoral, Barack Obama aumentou o efetivo militar no Afeganistão e decidiu começar outra guerra na Líbia matando civis inocentes e destruindo hospitais.

Numa longa carta enviada a Barack Obama após o assassinato de Osama Bin Laden, o Nobel da Paz de 1980, Adolfo Pérez Esquivel, expressa sua “preocupação e indignação de ver como a destruição e a morte semeada em vários países, em nome da ‘liberdade e da democracia’, duas palavras prostituídas e esvaziadas de conteúdo, termina justificando o assassinato e é festejada como se tratasse de um acontecimento desportivo”.

Em um trecho da carta a Obama, Esquivel enfatiza que “as atrocidades cometidas por teu país no mundo são tão grandes que dariam assunto para muita conversa. Isso é um assunto para historiadores que deverão investigar e saber dos comportamentos, políticas, grandezas e mesquinharias que levaram os EUA à monocultura das mentes que não permite ver outras realidades”.

Retornei de Cuba na madrugada da última segunda-feira, juntamente com um grupo de 12 cearenses que foi participar dos festejos do 1º de Maio. Pude ver de perto o quanto esse criminoso boicote imposto pelo império do Norte é nocivo aos cubanos, No entanto o efeito esperado pelo governo dos Estados Unidos é diametralmente oposto, gerando um sentimento anti-imperialista impressionante.

O patriotismo manifestado pelos cubanos, mesmo por aqueles que têm restrições às mudanças estabelecidas ultimamente, é de fazer inveja. A defesa da Revolução é qualquer coisa de extraordinária, está na alma da esmagadora maioria do povo e é demonstrada com muito orgulho. A participação no festejo do 1º de Maio é impressionante. Delegações sindicais de dezenas de países se fizeram presentes, e do Brasil destacou-se João Batista, presidente nacional da CTB – Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.

Chama a atenção o cuidado dispensado à saúde e à educação, em especial às crianças e adultos. Um ano após o triunfo da Revolução, o analfabetismo foi erradicado em todo o país. No que pese todas as dificuldades impostas pelo criminoso boicote norte-americano, o governo cubano criou e mantém a Escola Latino Americana de Medicina (ELAM) formando estudantes pobres da Ásia, África e America Latina. Do Brasil já foram formados 348, sendo 12 do Ceará e 32 estão em formação, sendo que três se formarão em julho próximo. Trinta e nove mil médicos cubanos atuam em mais de uma centena de países, o mesmo acontecendo com milhares de professores, inclusive em Fortaleza.

A secretária de Educação de Fortaleza, Ana Maria Cavalcante, e o presidente da Comissão de Educação da Câmara Municipal de Fortaleza, Guilherme Sampaio (PT), que integravam a nossa comitiva, mantiveram contatos com autoridades educacionais de Cuba visando convênios. Todos nós visitamos a ELAM e recebemos da direção daquela instituição e de estudantes cearenses todas as informações relativas à formação de estudantes pobres do mundo todo.

Existem em Fortaleza médicos formados em Cuba atuando nos bairros Praia do Futuro, Goiabeiras, José Walter, Mudubim, Pirambu, Vila Velha Barra do Ceará, Pici, Henrique Jorge e Pio XII; no interior cearense existem dezenas deles atuando em Madalena, Quixeramobim, Tamboril, Monsenhor Tabosa, Sobral, Senador Pompeu, Icapuí, dentre outros.

Há muita pobreza em toda a Ilha, porém não existe miséria. A alegria do povo é contagiante e sua cultura é muito parecida com a nossa. O povo cubano, tanto na capital como no interior do país, tem uma verdadeira veneração ao ex-presidente Lula que eles dizem ser amigo do Comandante Fidel e de Cuba.

Vale a pena conhecer Cuba, mesmo os que discordam.



* Diretor de comunicação da Associação de Amizade Brasil-Cuba do Ceará, e membro do Conselho de Ética do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Ceará e do Comitê Estadual do PCdoB.

 

Nenhum comentário:

Marcadores