sexta-feira, 29 de julho de 2011

Chuuuupa, coronel!

PAC 2 tem 76% das obras em ritmo adequado, avalia governo

O primeiro balanço do Programa de Aceleração do Crescimento do período de 2011-2014 (PAC 2) mostra que 9% das ações previstas estavam concluídas até 30 de junho. Segundo os dados, 76% das obras estão sendo executadas em ritmo adequado, 12% necessitam de atenção e 3% estão com execução considerada preocupante. O balanço está sendo apresentado na manhã desta sexta-feira (29) pelo governo.

Com relação aos valores investidos, 89% das ações monitoradas apresentam ritmo adequado, 8% estão em estado de atenção, 2% têm execução preocupante e 1% das obras foi concluído. Os investimentos do PAC 2 somam R$ 955 bilhões para o período entre 2011 e 2014. O programa reúne as principais ações do governo nas áreas de transporte, energia, mobilidade urbana e recursos hídricos.

Segundo o balanço apresentado pelo governo, a previsão é que até 2014 sejam investidos R$ 708 bilhões, o que representa 74% do total previsto. As demais obras, entre elas a Usina Hidrelétrica de Belo Monte, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste, serão concluídas depois de 2014, e têm uma previsão de execução de R$ 247 bilhões até lá.

Os empreendimentos que já foram concluídos entre janeiro e junho de 2011 somam R$ 45,7 bilhões. Entre eles estão os programas Cidade Melhor, que teve R$ 26,5 milhões para saneamento e prevenção em áreas de risco, e o Minha Casa, Minha Vida, que recebeu R$ 38 milhões. O setor de energia executou R$ 7,7 bilhões em geração, transmissão e empreendimentos de refino e produção de óleo e gás.

Lentidão na área de transportes

Entre as ações previstas no PAC 2 para a área de transportes no período de 2011 a 2014, 1% das obras foi concluído, segundo avaliação do governo. Outras 83% das ações estão em ritmo adequado, 11% das obras merecem atenção e 5% estão em situação preocupante.

Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, a ausência de projetos executivos antes da licitação levou à contratação de obras com base em projetos básicos insuficientes, o que resultou em inúmeros aditivos de prazos e de valores. O governo decidiu, no PAC 2, apenas licitar as novas obras de rodovias e ferrovias com projeto executivo, além de fazer a revisão dos projetos das obras em andamento ou em licitação.

No primeiro semestre de 2011, foram iniciados 431 quilômetros de trechos de rodovias, e mais 6,5 mil quilômetros estão em andamento. Além disso, foram contratados cerca de 7,5 mil quilômetros em obras de sinalização, 8 mil quilômetros de rodovias já detêm projetos e estudos prontos para restauração e manutenção e mais 22 mil quilômetros estão em fase de elaboração.

Em ferrovias, 3,5 mil quilômetros de obras estão sendo executados, incluindo as ferrovias Norte-Sul e a Nova Transnordestina. No período, foram iniciadas também obras em 11 aeroportos brasileiros, como as reformas do terminal de passageiros do aeroporto de Brasília e a construção do terminal remoto do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

O balanço do PAC também destaca duas obras que foram concluídas na área de portos: a ampliação dos molhes de Rio Grande (RS) e a dragagem de aprofundamento do canal interno em Suape (PE), que somam R$ 550 milhões de investimentos. Em hidrovias, há intervenções de manutenção e melhoria da navegabilidade em oito corredores e mais de 65 terminais hidroviários e de carga receberão recursos para projetos, obras e estudos.

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