sexta-feira, 8 de julho de 2011

Presidenta Dilma inaugura teleférico do Complexo do Alemão no Rio

Link para o fancybox invisivel. Com isso a navegacao dentro do fancy funciona respeitando a ordem das imagens.

Símbolo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Rio de Janeiro, o teleférico do Complexo do Alemão foi entregue à população, após 4 anos e meio de obras, na manhã desta quinta-feira (7). O teleférico interliga seis morros que compõem o Complexo do Alemão e teve a Caixa como parceira do consórcio que executou o PAC na região. Além de transporte, as estações oferecem aos moradores Posto do Detran, sala de leitura, agências bancárias, quadra esportiva, Posto de INSS, Correios, Biblioteca, dentre outros serviços.

Durante o discurso de inauguração a presidenta Dilma Rousseff  lembrou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - "ele colocou aqui mais que dinheiro, colocou respeito, afeto, amor, esperança" – e se confessou orgulhosa de ter participado do projeto: “Não fazemos obra para vender material, fazemos para beneficiar a vida da população. Eu tenho muito orgulho de ter realizado, ao lado do governo do estado, da Prefeitura, da Caixa e de tantos outros parceiros, desse processo de resgate da cidadania dos moradores daqui”, afirmou a presidenta.

A inauguração contou ainda com a presença do governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, do prefeito da cidade do Rio, Eduardo Paes, da superintendente regional da Caixa no Rio, Nelma Tavares, além de ministros e secretários de Estado, parlamentares e representantes da comunidade.

A representante da comunidade do Morro do Adeus, onde aconteceu a cerimônia, Nilcea Rocha da Conceição, estava emocionada ao fazer uso da palavra e convocou a comunidade para tomar conta de cada espaço entregue à população. “Para conseguirmos chegar aqui e nós lutamos muito. Sabemos que ainda há muito o que fazer, mas a nossa presidenta, mãe do PAC, vai nos ajudar a finalizar todas as obras de que ainda necessitamos. Mas enquanto isso não acontece, vamos preservar o que já conquistamos”, disse.

O governador Sergio Cabral foi contundente em seu discurso ao lembrar o estado de abandono que imperava no Rio e que o Complexo do Alemão era o reduto de maior violência na cidade, sob o domínio de traficantes de drogas. “Mudamos a lógica do processo e a história do Rio. Estamos oferecendo mobilidade e dignidade às pessoas dessa região, que não tinham coragem, vigor físico e ou qualquer outro recurso para enfrentar o poder paralelo. Este, então, é um grande momento para o Rio”.

Cooperação - Durante o evento, foi assinado um acordo de cooperação técnica para implantação de um programa de previdência social nos bairros que formam o complexo e também lançados um selo e um carimbo comemorativos com as gôndolas do teleférico, a réplica da bandeira brasileira com o teleférico ao fundo e planos sobrepostos dos monumentos turísticos e os morros localidades do complexo.

 

Nenhum comentário:

Marcadores