terça-feira, 24 de janeiro de 2012

País está "indignado" com ação da PM no Pinheirinho, diz Leci

A deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) divulgou nota de indignação sobre os acontecimentos em torno da reintegração de posse do bairro Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). "Mais uma vez, a ação da PM só pode ser qualificada como truculenta", afirma Leci, que é membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa do Estado de Sáo Paulo (Alesp).



Nota da Deputada Leci Brandão (PCdoB) sobre a ação da PM em São José dos Campos - SP

O país está acompanhando indignado e estarrecido a operação de reintegração de posse feita pela Polícia Militar de São Paulo, no bairro do Pinheirinho, em São José dos Campos, interior do Estado. Mais uma vez, a ação da PM só pode ser qualificada como truculenta.

Em disputa há cerca de oito anos, a área abriga mais de mil moradias e cerca de 6 mil pessoas, que estão desalojadas ou vivendo em condições precárias desde o dia 22 de janeiro, quando foram violentamente retiradas de suas casas _entre elas crianças de colo e idosos.

A questão é social, mas está sendo tratada pelo poder público como um caso de polícia. Durante a abordagem, a PM feriu os direitos das pessoas no que há de mais precioso: a dignidade. Homens e mulheres trabalhadores receberam um tratamento desumano e humilhante. A solução para o impasse de uma questão como essa sempre deve ser a da negociação, durante o tempo que for necessário.

O Pinheirinho é um bairro consolidado. É inadmissível um processo de reintegração de posse sem antes se pensar em uma alternativa de moradia decente para as pessoas que lá vivem. A população não pode ser punida pela ineficácia da gestão municipal, que permitiu a consolidação do bairro e não ofereceu alternativas para as pessoas.

Que as negociações sejam retomadas e que a Prefeitura de São José dos Campos, o Governo de São Paulo e o Governo Federal encontrem uma saída pacífica para essa situação e sem mais prejuízos para as famílias.

Deputada Estadual Leci Brandão - PC do B

Fonte: gabinete da deputada Leci Brandão

Nenhum comentário:

Marcadores