segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Plágio: "Fantástico" copia série premiada do "Jornal da Band"

 

Uma reportagem especial exibida no “Fantástico” de 8 de janeiro, da Globo, sobre fraude em postos de combustíveis, está dando o que falar. Ela é simplesmente cópia de uma série produzida pelo "Jornal da Band", apresentada em fevereiro de 2011 e reprisada no sábado, dia 7. A reportagem da Band recebeu menção honrosa do Prêmio Esso de Jornalismo.


Os apresentadores do "Fantástico", Renata Ceribelli e Zeca Camargo, anunciavam desde sábado à noite que mostrariam algo inédito, mas todos os elementos da reportagem --inclusive um sistema ativado por controle remoto--, já tinham sido mencionados no trabalho da equipe da Band.

A matéria da Globo inicia frisando que a denúncia será apresentada pela primeira vez na TV brasileira, omitindo que foi a reportagem da Band, apresentanda há um ano atrás, que deu início às investigações em curso no Ministério Público.

A repercussão negativa do plágio obrigou a emissora dos Marinho a dar os créditos para a Band no "Jornal Nacional" de segunda-feira (9). No entanto, até agora a Globo não fez nenhum comentário sobre o erro cometido, nem mesmo no próprio "Fantástico". 

Assista à matéria da Band, exibida em fevereiro de 2011.

http://www.vermelho.org.br/tvvermelho/noticia.php?id_noticia=174286&id_secao=29

 





Abaixo, a reportagem "exclusiva" do "Fantástivo":




 

Nenhum comentário:

Marcadores