sábado, 11 de fevereiro de 2012

Lula é internado em hospital de São Paulo, mas passa bem

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi internado na tarde deste sábado (11) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. No início da noite, os médicos, que acompanham o ex-presidente, informaram que Lula chegou ao hospital queixando-se de perda de apetite e fadiga.

Ainda segundo o boletim médico, o ex-presidente apenas apresenta uma inflamação na laringe e no esôfago, decorrentes da radioterapia. De acordo com a equipe médica, seu estado de saúde bom e não há alteração no plano de tratamento.

Os médicos que acompanham o tratamento optaram por interná-lo para observação e intensificação das medidas de suporte nutricional, fisioterápicas e fonoaudiológicas.

Lula faz tratamento contra um câncer na laringe desde outubro do ano passado. Ele já passou por sessões de quimioterapia e faz sessões de radioterapia.

Na sexta-feira (10), o ex-presidente não compareceu às comemorações pelos 32 anos de fundação do PT. Na carta enviada à direção do partido, Lula justificou a ausência e afirmou estar em uma "rigorosa disciplina" para se curar.

"Meu tratamento de saúde entrou em sua etapa final e devo manter rigorosa disciplina para que volte o mais rápido possível à militância social e política que tanto nos apaixona e mobiliza", disse Lula em trecho da carta.

Na quinta-feira, anunciou-se que, por recomendações médicas, Lula também deveria cancelar sua participação no desfile da escola de samba de São Paulo Gaviões da Fiel, que, neste ano, traz o ex-presidente como tema.

Com o tema 'Homenagem da nação corintiana ao povo brasileiro', a escola é a sexta a entrar na avenida no sábado de Carnaval. A Gaviões da Fiel rende homenagem ao líder político, ao presidente da República que iniciou mudanças democráticas e sociais no país e ao corintiano. Lula tinha se comprometido a participar do desfile não só como atitude política em relação a uma festa popular e à comunidade carnavalesca, mas pela ardente paixão que alimenta pelo Corinthians. De acordo com os médicos, mesmo com a boa evolução clínica de Lula, a exposição em um desfile é "expressamente proibida".

Estava prevista para a sexta-feira da semana que vem, dia 17, a última sessão de radioterapia do ex-presidente. Após isso, ele deve passar por uma bateria de exames para avaliar o resultado do tratamento.

Nenhum comentário:

Marcadores