quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Manifesto da Federação das Associações de Bairros de Salvadorsobre o impasse entre grevistas da PM e o governo do estado



Nós das associações de moradores da cidade do Salvador através da Fabs compreendemos os legítimos direitos e as justas reivindicações dos policiais militares, no entanto consideramos inaceitável o clima de tensão que invadiu a cidade, principalmente nos bairros populares. Uma onda de saques, assaltos e assassinatos produziram pânico generalizado. Já são cerca de 100 mortos em Salvador em sete dias.
A perturbação da ordem pública por meio de condenáveis atos de vandalismo tornou-se comuns nestes dias. Condenamos ainda o sequestro das viaturas policiais, o travamento do trânsito, a intimidação aos passageiros dos ônibus por alguns policiais da PM armados. A violência produzida pelos grevistas é injustificável sob todos os aspectos.

Apelamos para que o governo do estado busque alternativas que visem contemplar a melhoria das condições de trabalho e salário desta importante categoria e ao mesmo tempo apelamos para que as lideranças dos policiais acampadas na Assembléia Legislativa desocupem imediatamente a casa do poder legislativo, devolvam as armas ao Estado e retomem o diálogo com o governo. A negociação é o único caminho para uma solução do conflito. A cidade e seus moradores não aceitam que se prolongue esta grave situação.

A Fabs manifesta publicamente solidariedade a todos os esforços empreendidos até aqui sejam das diversas entidades dos soldados da PM, do governo do estado, governo federal, da Igreja, da OAB, e de todas as entidades e instituições que tem valorizado a negociação e o entendimento para a solução deste impasse. Na oportunidade, consideramos importante a retomada da discussão de um novo modelo de segurança pública que seja desmilitarizado e que leve em consideração aspectos ligados aos direitos humanos, a saúde, a cultura, educação, esportes e o emprego e renda.

Salvador, 07/02/2012
Diretoria Executiva da Federação das Associações de Bairros de Salvador”

 

 

Nenhum comentário:

Marcadores