sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Racha no ninho tucano

Tucano desqualifica pré-candidatos do PSDB à Prefeitura de SP

 

Um artigo publicado pelo ex-presidente municipal do PSDB José Henrique Reis Lobo, nesta quinta-feira (9), na Folha, dividiu o tucanato paulistano e causou mal-estar entre os quatro pré-candidatos do partido à Prefeitura de São Paulo. O texto do dirigente tucano deixa ainda mais evidente o clima de discórdia e o racha no PSDB paulistano.


Logo no começo do texto, Lobo dispara: “Com todo o respeito aos pré-candidatos, quem decide uma eleição é a população de uma cidade. Militantes quase sempre raciocinam espremidos pelas paredes partidárias, que limitam a visão ao espaço onde se encontram. Há tarefas que competem aos líderes e que eles não devem delegar”.

Ele desqualifica os postulantes à candidatura pelo PSDB e as prévias da sigla na capital, em 4 de março. “Submeter as candidaturas a prévias acarreta riscos enormes de derrota, com graves prejuízos para o PSDB”, diz Lobo.

Ele ainda deixa implícita a recomendação para que o partido faça um apelo pela candidatura do ex-governador José Serra, único nome que considera viável.

Em entrevista após a publicação do artigo, Lobo reafirmou sua descrença nas prévias e foi taxativo: "Para mim, o melhor candidato é José Serra. Se ele quer ou não ser candidato é outra coisa. Mas o partido deveria se unir e pensar sobre essa questão".

Fogo amigo

Os pré-candidatos e a direção municipal do PSDB criticaram o texto. "Não peço licença para escrever ou pensar. Não avisei ao Serra sobre o texto nem ele me ligou para comentar", rebateu Lobo.

O secretário estadual Andrea Matarazzo (Cultura), um dos postulantes à candidatura tucana, disse que o texto contraria o sentimento da militância e fragiliza os pré-candidatos. Já o deputado Ricardo Trípoli disse que, com essa atitude, "Lobo presta um desserviço ao partido".

Serra resiste a se candidatar à prefeitura e, em suas últimas declarações públicas, disse estar preocupado com problemas nacionais, sinalizando que trabalha com a possibilidade de ser candidato ao Planalto de novo. Nas últimas duas semanas houve uma movimentação intensa de aliados do governador Geraldo Alckmin para convencer o tucano a entrar na sucessão municipal.


Informações da Folha de S.Paulo

Nenhum comentário:

Marcadores