terça-feira, 20 de março de 2012

Para Serra, promessa da campanha de 2004 foi apenas um papelzinho

A indecisão e a falta de compromisso do tucano José Serra com seus eleitores e com as promessas feitas por ele em campanhas anteriores têm ganhado destaque em São Paulo no período pré-eleitoral. Depois de afirmar publicamente que não tinha intenção de disputar a Prefeitura da capital nas eleições municipais deste ano — e voltar atrás na decisão —, Serra agora é questionado por sua incapacidade de cumprir os quatro anos de mandato para os quais foi eleito.


Em 2006, após inúmeras promessas com os eleitores paulistanos, o tucano abandonou a Prefeitura para disputar o governo do estado. Nesta segunda-feira (19), o pré-candidato do PSDB foi questionado — em entrevista à rádio Capital — sobre um documento assinado por ele em setembro de 2004, durante sabatina do jornal Folha de S.Paulo.

Serra classificou o documento no qual prometia cumprir os quatro anos de mandato na íntegra, sem renunciar à Prefeitura para se candidatar a outro cargo eletivo, de “um papelzinho”. “Houve um debate, uma entrevista. O pessoal perguntou: ‘Se o senhor for eleito prefeito vai sair para se candidatar à Presidência?’ Eu disse que não. ‘Então assina aqui.’ Eu assinei um papelzinho. Não era nada... Eu estava dizendo a absoluta verdade”.

O tucano se justifica sob o argumento de que o documento e sua própria promessa ao eleitorado não têm validade. “Primeiro, eu não assinei nada em cartório. Isso é folclore”, afirmou. Em tese, o tucano assume mais uma vez publicamente a possibilidade de abandonar a Prefeitura para disputar as eleições Presidenciais de 2014. Pior ainda, deixa um recado claro para o eleitor de que não tem qualquer compromisso de cumprir o que assina ou o que promete verbalmente.


Mariana Viel

Nenhum comentário:

Marcadores