quarta-feira, 18 de abril de 2012

Assinaturas para instalação da CPI são protocoladas no Congresso

Líderes partidários na Câmara e no Senado protocolaram na noite desta terça-feira (17) o requerimento para a instalação da CPI Mista que vai investigar as relações obscuras do contraventor Carlinhos Cachoeira com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além de segmentos empresariais, inclusive da mídia.


O documento conta com mais de 300 assinaturas de deputados e mais de 60 senadores. Todos os parlamentares do PCdoB assinaram o requerimento. “Quero confirmar as assinaturas da senadora Vanessa Grazziotin e do líder do PCdoB em apoio à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito”, anunciou o senador Inácio Arruda (PCdoB-CE).

“São assinaturas que colocamos com consciência da responsabilidade que temos como senadores da República do nosso país. Nossas assinaturas serão firmemente mantidas para que se apure até o fim todas as denúncias que têm sido feitas em relação ao escândalo conhecido como Cachoeira”, frisou Inácio.

Câmara

De acordo com o líder do PT na Câmara, deputado Jilmar Tatto (SP), mais de 90% dos deputados da bancada assinaram o requerimento de apoio à CPMI. “Na bancada do PT foi um processo bastante simples para o recolhimento das assinaturas”, disse. Setenta e oito deputados do PT assinaram o documento. O deputado Marco Maia (PT-RS) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), pelas condições de presidente da Casa e de líder do governo, respectivamente, não assinaram em função dos cargos que ocupam.

O líder petista manifestou a expectativa de que a CPMI seja instalada nos próximos dias. “Agora teremos os trâmites regimentais para a conferência das assinaturas e depois a CPI Mista será instalada. A partir daí, haverá a indicação dos membros pelos partidos e deverá ser montado um plano de trabalho para as investigações, que vão aprofundar o que já foi apurado pelas operações Vegas e Monte Carlo, da Polícia Federal, e que envolvem o nome de Carlinhos Cachoeira.”

Próximos passos

Com o requerimento protocolado, será feita a conferência das assinaturas. Depois disso, uma sessão do Congresso é convocada para a leitura do documento. A partir daí, os líderes partidários terão prazo de 48 horas para indicar os integrantes e, só assim, a CPMI poderá ser instalada e iniciar os trabalhos.

De Brasília,
Kerison Lopes

Nenhum comentário:

Marcadores