quarta-feira, 16 de maio de 2012

CPI quer saber se Roberto Gurgel protegeu Demóstenes

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do caso Cachoeira/Demóstenes decidiu nesta terça-feira (15) pedir informações por escrito ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, sobre a atuação do Ministério Público após o recebimento dos inquéritos das operações Vegas e Monte Carlo.

Será que as gravações não eram suficientes?

A decisão foi tomada depois que Gurgel se negou a comparecer à CPI pessoalmente. As duas operações que o procurador tentou barrar investigaram a organização criminosa comandada pelo bicheiro Carlinhos Cachoeira, que está preso por vários crimes como jogos ilegais, corrupção, entre outros.

Muitos deputados e senadores suspeitam que o procurador e sua mulher, a subprocuradora Cláudia Sampaio, demoraram para apresentar denúncias no processo que investiga Cachoeira e suas ligações com políticos, inclusive com o senador Demóstenes Torres (ex-DEM-GO). Caberá à CPI descobrir os motivos que levaram o casal a, na prática, proteger Demóstenes e outros contraventores.

A opção de substituir a convocação do procurador por um pedido de informações foi apresentada pelo relator da comissão, deputado Odair Cunha (PT-MG), e havia sido decidida antes na reunião da bancada do PT.

Perguntas

O requerimento de Odair Cunha lista as seguintes perguntas a serem encaminhadas ao procurador :

Em que circunstâncias chegaram os autos da Operação Vegas à Procuradoria-Geral da República (PGR)?

Quando os dados chegaram?

Quais as providências adotadas por Gurgel diante dos indícios levantados pela PF?

Em que data e em quais circunstâncias a PGR teve conhecimento da Operação Monte Carlo?

E quais providências foram tomadas em relação à Operação Monte Carlo?

Procurador pode ter que comparecer

O senador Humberto Costa (PT-PE), comentou que “se as respostas (por escrito) não forem suficientes, as condições para chamar o procurador e a subprocuradora estarão dadas”.

O deputado Silvio Costa (PTB-PE), bastante exaltado, se posicionou inicialmente de forma contrária à maioria (ele só concordou em votar sim quando o prazo de cinco dias foi estipulado). O deputado lembrou o depoimento que o delegado da Polícia Federal Raul Alexandre Souza deu à CPI na semana passada.

Na ocasião, o delegado disse que o relatório da Operação Vegas foi entregue à subprocuradora-geral Cláudia Sampaio em 15 de setembro de 2009. Um mês depois, a subprocuradora, que é mulher de Gurgel, teria chamado o delegado para uma reunião e disse que a investigação dele não tinha indícios suficientes para abrir inquérito contra os parlamentares.

“Eu não posso votar esse requerimento (solicitando informações por escrito). É uma afronta e uma menção de desconfiança ao delegado doutor Raul”, disse o deputado Costa.

A convocação do procurador-geral abriu uma crise entre Ministério Público e Polícia Federal. Em depoimento sigiloso à CPI, o delegado Raul Marques responsabilizou a subprocuradora da República, Claudia Sampaio, que é mulher de Gurgel, por paralisar as investigações da Vegas.

Nenhum comentário:

Marcadores