terça-feira, 25 de setembro de 2012

CPI quer ouvir irmão de Kátia Abreu sobre trabalho escravo

A CPI do Trabalho Escravo da Câmara foi prorrogada por mais 120 dias para concluir os trabalhos. Um dos motivos da prorrogação se deu para aprofundar as investigações em outros estados. Segundo o presidente da comissão, deputado Claudio Puty (PT-PA), a bancada do PT apresentou requerimento para convocar o irmão da senadora Kátia Abreu (DEM-TO) para esclarecer as denúncias de trabalho escravo ocorrido em sua propriedade. O pedido será votado na próxima reunião da comissão, no dia 10 de outubro.

Na avaliação do deputado, a comissão deu uma grande contribuição para pautar o tema na sociedade e favorecer a votação, na Câmara, do segundo turno da PEC que pune o trabalho escravo no Brasil.

A CPI também abriu possibilidade de discussão de protocolos internacionais para adequar e criar padrões comuns de combate ao trabalho degradante, além da tentativa de transformar em lei certas normas que são definidas como infralegais

Para o deputado, a visita aos estados de São Paulo e Pará mostrou cenas de trabalho rural e urbanas estarrecedoras. Ficou muito claro o trabalho escravo e a sua caracterização vai além de qualquer discussão doutrinária, disse o deputado.

Conforme o deputado, uma serie de ações ainda serão desenvolvidas nos próximos meses e que vão permitir uma inovação no que refere à responsabilização e punição das empresas que praticam trabalho escravo. Ele complementou informando que o Maranhão deverá ser o próximo estado a ser visitado.


 Informes PT

Nenhum comentário:

Marcadores