sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Haddad abre 21 pontos sobre Serra; 88% dos eleitores quer mudança

60,5%, contra 39,5% do adversário.

 

 

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (18) pelo instituto Datafolha confirma a ampliação da vantagem do candidato Fernando Haddad (PT) em relação a José Serra (PSDB). Segundo os números do instituto, considerados apenas os votos válidos, o petista abriu 21 pontos sobre o tucano: ele tem agora 60,5%, contra 39,5% do adversário.


O clima por mudança na cidade fica evidente nas respostas a outra pergunta do Datafolha. O instituto perguntou se os eleitores querem mudança ou manutenção das ações do atual prefeito. Resultado: 88% preferem um novo prefeito com ações diferentes das de Kassab.

A sondagem divulgada pelo Datafolha na semana passada trazia Haddad com 56% e Serra com 44%.

Em termos absolutos, não descartados brancos e nulos, a preferência por Haddad está em 49%, contra 32% de Serra (47% a 37% no levantamento anterior). Brancos e nulos somam 10% dos entrevistados. Indecisos são 9%.

Rejeição de José Serra


Líder absoluto em rejeição, segundo pesquisa Datafolha, o nome de Serra disparou neste quesito. Na última pesquisa feita pelo Datafolha antes do primeiro turno, nos dias 5 e 6 deste mês, 42% dos eleitores diziam que não votariam em Serra de jeito nenhum. Agora são 52%.

É a primeira vez que mais da metade do eleitorado rejeita o tucano. Desde 1992, só dois candidatos a prefeito de São Paulo chegaram ao final da disputa com um índice superior a este. Em 2008, Paulo Maluf (PP) era rejeitado por 59%. Em 2000, Fernando Collor (PRTB) alcançou 62%.

A pesquisa de ontem mostra que Haddad vence Serra entre os eleitores que votaram em Celso Russomanno (PRB) e Gabriel Chalita (PMDB) no primeiro turno.

No grupo dos que optaram por Russomanno (21,6% dos votos válidos na primeira etapa), o petista ganha do tucano por 53% a 20%. No grupo dos que foram de Chalita (13,6% dos válidos), vence 50% a 26%. Chalita anunciou apoio a Haddad no segundo turno. Russomanno declarou-se neutro.

Gestão Kassab também é reprovada

As pesquisas também avaliaram o alto índice de desaprovação da gestão do atual prefeito, Gilberto Kassab (PSD), o que ajuda a explicar as dificuldades que estão sendo enfrentadas por Serra. Hoje, 42% dos eleitores classificaram a administração Kassab como ruim ou péssima.

Convidados a dar uma nota de 0 a 10 a Kassab, os paulistanos deram 4,4, em média, igualando a nota do início de setembro, a pior desde julho de 2007.

Eleito vice em 2004 ainda pelo PFL, Kassab assumiu a prefeitura em 2006 após a renúncia de Serra para disputar o governo do estado. Em 2008, foi reeleito com apoio do tucano. Agora defende a volta de Serra à Prefeitura.

Nenhum comentário:

Marcadores