quarta-feira, 10 de abril de 2013

Chupa PIG!

Aprovação de Haddad em São Paulo supera a de Serra e Kassab

 

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, completa cem dias de governo com avaliação melhor que a dos dois antecessores em período semelhante no cargo. O desempenho de Haddad foi considerado ótimo ou bom por 31% dos moradores, segundo pesquisa Datafolha.


Outros 42% avaliaram Haddad como regular e 14%, como ruim ou péssimo. O instituto entrevistou 1.096 pessoas nos dias 4 e 5 deste mês.

Dentre os prefeitos em primeiro mandato a partir de Luiza Erundina, a performance em começo de governo só não supera a de Marta Suplicy (PT), que, em abril de 2001, teve 34% de ótimo ou bom.

Com cem dias, Gilberto Kassab (PSD) e José Serra (PSDB) tinham 16% e 20% de aprovação, respectivamente.

Setores

Entre os que mais aprovam a gestão do novo prefeito, destacam-se os segmentos menos escolarizados (38% de ótimo ou bom) e os mais pobres, com renda até dois salários mínimos (36%). O menor índice de aprovação de (23%) está entre os que possuem ensino superior.

Mudança

O diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, diz que parte da aprovação de Haddad pode ser explicada pelo desejo de mudança que dominou a última eleição. Não por acaso, quase 9 entre 10 entrevistados declaram agora esperar que Haddad se caracterize por ações diferentes das de seu antecessor.

Ao sair da prefeitura, Kassab teve a segunda pior avaliação da história recente de São Paulo (42% de ruim/péssimo), só melhor que a de Celso Pitta, reprovado por 81% no fim do mandato, em 2000.

Prefeitos muito mal avaliados durante seus mandatos, diz Paulino, costumam deixar --involuntariamente-- aos seus sucessores oposicionistas uma espécie de fôlego extra em relação ao ímpeto reivindicativo da população.

Prefeito moderno

Para 82%, Haddad é "moderno", 81% consideram-no "simpático" e 78% veem-no como "muito inteligente".

Sobre Serra, nos primeiros três meses de governo do tucano, 60% disseram que ele era "moderno", 62% que era "simpático" e 77% disseram que era "muito inteligente".

A maioria dos entrevistados acha que o prefeito de SP "prefere trabalhar em equipe" (73%) e que o prefeito é humilde (71%).

Até no quesito "sinceridade" Haddad supera Serra. Para 59% dos paulistanos ele é "sincero". Apenas 48% diziam o mesmo de Serra no início de sua gestão na prefeitura.

Questão de classe

A pesquisa mostra ainda uma divisão de opinião sobre o tratamento que o prefeito dá à população de acordo com sua faixa de renda.

Para 37% dos paulistanos, ele respeita mais os pobres, outros 35% dos entrevistados pelo Datafolha dizem que ele respeita mais os ricos. Apenas 6% dos entrevistados veem Haddad como um prefeito que atende da mesma forma interesses de ricos e pobres na sua gestão.

Mãos à obra

A pesquisa Datafolha mostra ainda que 49% consideram que ele fez até agora menos do que era esperado que fizesse. No mesmo quesito, José Serra decepcionou 70% dos moradores da capital.

Para 9% dos paulistanos, as primeiras ações de Haddad na Prefeitura surpreenderam positivamente, considerando que ele fez pela cidade mais do que era esperado. Outros 30% afirmam que Haddad fez pela capital paulista aquilo que se esperava.

No mesmo período de seu governo, José Serra (PSDB) amargou 0 índice de apenas 5% entre os entrevistados pelo instituto Datafolha, em 2005.

Saúde 

Questionados sobre aquilo que Fernando Haddad podia ter feito e não fez em seus primeiros três meses de governo, 27% dos entrevistados pelo Datafolha deram espontaneamente respostas relacionadas com a saúde. Por exemplo, a contratação de mais médicos (13%), a diminuição do tempo de espera para os exames e as consultas (4%) e a melhoria no atendimento (4%).

Neste começo de governo, Haddad iniciou a implantação da Rede Hora Certa e lançou mutirão para reduzir filas, mas voltou atrás no discurso de não expandir convênios com organizações sociais - tema bastante explorado na última campanha.

Assuntos ligados aos transportes somaram 23% das respostas sobre aquilo que Haddad poderia ter feito e não fez.

Outras áreas

Depois de saúde e transporte, aparecem assuntos ligados à infraestrutura, com 19% das citações. O quesito "combate a enchentes" foi citado por somente 5% dos entrevistados, apesar de este início de 2013 ter sido marcado por fortes chuvas na cidade.

A melhora da saúde ainda é a principal reivindicação da população, com 36%. Foi assim na última campanha eleitoral e também na pesquisa dos cem dias de Serra, quando 43% diziam que saúde deveria ser prioridade.

Sobre as aspirações dirigidas a Serra e Haddad em início de gestão, a principal diferença é no combate ao desemprego. Se, em 2005, 11% diziam que o prefeito deveria ajudar nesse tema, atualmente somente 2% têm essa mesma reivindicação.

Fonte: Folha de S.Paulo

 

Nenhum comentário:

Marcadores