sexta-feira, 14 de junho de 2013

Antes de ataque do Choque, coronel da PM deu 'parabéns' aos manifestantes

Ben Hur Junqueira Neto, que comandou a operação, pediu que os manifestantes aguardassem nova negociação, mas deixou o local às pressas

SÃO PAULO - O tenente-coronel Ben Hur Junqueira Neto, oficial da PM responsável pela operação que terminou transformando o centro da cidade em uma zona de guerra nesta quinta-feita, 13, parabenizou lideranças do movimento passe livre pela forma pacífica como a passeata seguia instantes antes de a Tropa de Choque iniciar os ataques aos manifestantes.

Os parabéns foram dados quando o coronel procurou lideranças do movimento, na Rua da Consolação, para saber se os jovens iriam seguir adiante ou não. Sem ordenar expressamente que a marcha recuasse, avisando que haveria avanço do Choque, o coronel pediu que os manifestantes aguardassem ali uma nova negociação, mas deixou o local às pressas.

Momentos após a saída do coronel, diversas bombas de gás e efeito moral começaram a ser lançadas contra a massa, numa batalha que durou mais de 10 minutos, dando início ao confronto que se espalhou pelo centro.

Antes de se desaparecer da Rua da Consolação, a massa ficou gritando "sem violência" para os policiais, que não cessaram as bombas. Depois disso, perseguiram jovens pelas rua do bairro atirando balas de borracha e lançando bombas. Alguns manifestantes responderam com pedras e rojões.

A truculência só se encerrou horas depois, na Avenida Paulista, por causa da exaustão e dos poucos manifestantes que restaram.

Assista ao vídeo:

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,antes-de-ataque-do-choque-coronel-da-pm-deu-parabens-aos-manifestantes,1042404,0.htm


Um comentário:

Apelido disponível: Sala Fério disse...

Só que não foi bem assim. Quem foi pra marcha usando vendas foram os manifestantes que pretendiam fazer atos de vandalismo, eu vi a marcha. A polícia acompanhava a marcha, como é seu dever fazer, quando começaram a depredar. Não dá pra não reprimir, nesse caso. Eu estava lá, eu vi.

Marcadores