quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Dilma vence em todos os cenários das eleições presidenciais

 

A presidenta Dilma Rousseff – candidata das forças progressistas brasileiras – vence todos os adversários no primeiro turno das eleições presidenciais de 2014, segundo pesquisa do Vox Populi/CartaCapital divulgada nesta terça-feira (15). O levantamento também apontou que Dilma venceria em todas as simulações de segundo turno.


Em uma provável disputa com o senador mineiro e representante do tucanato, Aécio Neves, e com o governador de Pernambuco e presidente do PSB, Eduardo Campos, Dilma teria 43% dos votos, contra 20% do tucano e 10% de Campos. Brancos e nulos somariam 18% e 9% dos entrevistados não souberam ainda responder.



Concorrendo com o ex-governador de São Paulo José Serra – candidato duas vezes derrotado à Presidência da República (2002 e 2010) – e com Campos, Dilma teria 42% dos votos, Serra, 21%, e Campos, 12%. Brancos e nulos somariam 17% e 8% dos entrevistados não responderam.

Já no cenário com a recém-filiada ao PSB, Marina Silva (ex-PT e ex-PV), a presidenta teria 41%, contra 23% de Marina e 17% de Aécio Neves. Brancos e nulos foram 13% e 6% não responderam.

Por último, concorrendo com Marina e Serra, Dilma teria 41%, contra 21% da adversária e 19% do tucano. Neste cenário, brancos e nulos somaram 13% e 6% não responderam.

Segundo turno

A pesquisa também fez simulações de prováveis cenários do segundo turno. Disputando com Aécio Neves, a presidenta venceria com 47% dos votos contra 27%. Com José Serra, Dilma também alcançaria 47%, contra 27% do tucano.

Já com Marina, a diferença cairia um pouco: Dilma teria 46%, contra 31% da adversária. Contra Eduardo Campos, a presidente venceria com 48%, contra 23% do candidato do PSB.

Expectativa da vitória

Ainda segundo a pesquisa, 51% creem que a petista tem mais chances de vencer a disputa, enquanto 11% apostam em uma vitória de José Serra (PSDB). Outros 11% citam Aécio Neves (PSDB), independentemente do candidato no qual votarão. Marina Silva é aposta de vitória para 7% dos entrevistados, seu correligionário Eduardo Campos foi apontado por 6%.

A aposta em Dilma Rousseff é maior na região Nordeste, onde 60% acreditam que a presidenta será a vencedora no ano que vem, seguido pelo Centro Oeste/ Norte (50%), Sul (49%) e Sudeste (47%). No estado de São Paulo, ela é vista como vitoriosa por 45% dos entrevistados, enquanto Serra é a principal aposta de 19%; Aécio, de 11%; Marina Silva, de 8%; e Campos (PSB), de 4%.

A região Nordeste é também a mais favorável a Campos, visto como vitorioso por 12% em seu reduto eleitoral. Serra se sai melhor no Sul (15%) e Sudeste (12%) e Aécio apresenta maior vantagem no Sudeste (14%), região onde Marina tem maior percentual de eleitores que apostam em sua vitória (9%).

Nordeste é Dilma

Base eleitoral de Eduardo Campos, provável candidato do PSB à Presidência, o Nordeste é a região onde a presidenta Dilma venceria com mais folga a eleição em 2014 se a disputa fosse hoje.

Entre os eleitores do Nordeste, Dilma chega, porém, a 57% das intenções de voto. Na região, o governador de Pernambuco alcançaria 16%, sua melhor marca, embora insuficiente para levá-lo ao segundo turno. O Nordeste é onde o senador mineiro tem menos apoio: 12%. É também a região onde, neste cenário, menos eleitores se declaram indecisos: 4%, contra 16% do Centro-Oeste/Norte. A margem de erro é de 2,1 pontos percentuais para cima ou para baixo.



Sudeste


Ainda segundo o levantamento, o pior desempenho de Dilma é registrado no Sudeste, onde ela é citada por 35% dos eleitores. É no Sudeste que Aécio, governador de Minas Gerais entre 2002 e 2010, reúne mais apoio: 24%. Campos, por sua vez, é citado por 9% dos eleitores nesta região. Com os números, a disputa ficaria empatada no Sudeste.

Em São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Dilma também soma 35% das intenções de voto no cenário mais provável para 2014. Aécio tem 18% e Campos, 10%.

Quando a pesquisa substitui o nome de Aécio pelo de José Serra (PSDB) e mantém Campos na disputa, Dilma obtém 53% das citações no Nordeste, contra 18% do ex-governador paulista e 17% do pernambucano. No Sudeste, a presidenta teria 37% dos votos, contra 21% do tucano e 10% do governador de PE. Em São Paulo, a disputa ficaria tecnicamente empatada: Dilma soma 33%, contra 25% de Serra e 11% de Campos.

Escolaridade

O melhor desempenho do tucano Aécio Neves é entre os eleitores com maior renda familiar mensal (superior a 10 salários mínimos). Nesta faixa do eleitorado, 28% disseram que votarão no candidato tucano, contra 26% na presidenta Dilma e 14% em Eduardo Campos. No cenário com Marina no lugar de Campos, o percentual desta faixa do eleitorado que diz votar no senador mineiro é o mesmo, 28%, o maior entre os pesquisados.

Quando analisado o recorte da pesquisa por escolaridade do eleitor, Marina Silva chega a 30% entre os eleitores com ensino superior completo e lidera a disputa nesta faixa do eleitorado, contra 27% de Dilma e 19% de Aécio. Se o candidato do PSDB for José Serra, a ex-senadora segue a melhor colocada entre os de maior escolaridade: 31%, contra 28% de Dilma e 17% de Serra.

No cenário com Dilma e Aécio, o governador do Pernambuco Eduardo Campos tem seu melhor desempenho entre os eleitores de ensino superior (12%) e os com maior renda familiar: 14%.

Já o ex-governador José Serra tem seus melhores índices entre os eleitores de ensino médio e os na faixa entre 2 e 5 salários mínimos.

Indecisos

A pesquisa do Vox Populi também apontou que, a menos de um ano das eleições, um em cada cinco eleitores, em média, ainda não decidiu o seu candidato. O levantamento foi feito de casa em casa. Eleitores não foram abordados na rua. O Vox Populi ouviu 2.500 pessoas entre os dias 11 e 13 de outubro em 179 cidades. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.


Fonte: Carta Capital

Um comentário:

Maria Libia disse...

Janio qQuadros sempre dizia que eleição se ganha no último mês, portanto estamos ainda longe. Outra coisa os bb quando presos, ao chegarem a delegacia seus advogados estão presentes. Quem os paga? Tudo o que está acontecendo e vai acontecer e por causa do PRÉ-SAL. A Dilma não será reeleita pois não haverá eleições e sim golpe de estado, infelizmente.

Marcadores