quarta-feira, 21 de setembro de 2005

Será que um texto, sob o pretexto (sem trocadilho) de ser interessante, tem que vir cheio de LUGARES-COMUNS E CLICHÊS? Eu, o ONI, se tivesse uma proposta diferente da que eu sigo, fugiria do lugar-comum que embota e automatiza a vida das pessoas e a vida nas palavras.

Não podemos sair por aí, a torto-e-direito (LUGAR-COMUM) despejando essa falha de escrita. O lugar-comum é um discreto refúgio, um ponto de encontro. Sobretudo quando não sabemos o que dizer. Então, um texto carregado e CLICHÊS se torna tão falso, quanto o pretensioso autor.

Eu prefiro, na minha linha de conduta, um movimento de afastamento do lugar-comum, dos clichês e estereótipos cristalizados nos papéis sociais. Se um BLOGUEIRO quer se arriscar no mundo da resenha, da crítica e da clareza de raciocínio destacada num texto , DEVER TER NOÇÃO!!


VAMOS GARIMPAR alguns exemplos:

Exemplo de texto carregado de CLICHÊS e LUGARES-COMUNS, publicado num desses BLOGS DE ALUGUEL:

O Legislativo, orgulho e força representativa de um povo, ainda com sobras de esperanças, onde uns raros honestos e idealistas lutam em nome da democracia, tem um grupo de mercenários que foi subornado, comprado e muitos são manobrados como marionetes. Estes, lutam apenas por seus privilégios e pelos interesses econômicos de seus patrocinadores de campanha, na defesa da prepotência de ações de um executivo ditatorial
Rasgam normas de inalienáveis direitos pela opressão e mentem quando oportuno, sem um mínimo de escrúpulos, com lágrimas de crocodilos. Se necessário, sob o falso sorriso dos hipócritas. As fingidas lágrimas, as mentiras e o sorriso dopado de canalhas, os senhores testemunharam pela mídia. Agora, para coroar as conquistas, falando em paz, irão desarmar o povo para evitar uma reação.
Cel ERILDO

Notem bem como o uso dos CLICHÊS representa um perigo. Ele tem o objetivo claro de
embotar e automatizar a vida das pessoas e a vida nas palavras. Todos os clichês utilizados no texto acima tem essa finalidade: Tentar confundir o incauto e distraí-lo para o golpe final:
" conclamar o povo para uma reação armada!!!".

Lá, fala-se em orgulho e força representativa de um povo, sobras de esperanças, na defesa da prepotência de ações de um executivo ditatorial, Rasgam normas de inalienáveis direitos, o falso sorriso dos hipócritas e o sorriso dopado de canalhas, e ainda, coroar as conquistas, para no final CHAMAR TODO MUNDO PARA A GUERRA ARMADA contra um GOVERNO????

MAIS:

A PERÓLA DOS SEM-NOÇÃO,
onde o TEXTO nada tem a ver com o COMENTÁRIO:

TEXTO:

Certa vez, o poeta Carlos Drummond de Andrade disse, meio aborrecido: "Acho o Brasil infecto. Não tem atmosfera mental; não tem literatura; não tem arte; tem apenas uns políticos muito vagabundos".


comentário:

"o povo é sem memória"

(...?)

Juro por Deus que é verdade, tudo "isso" tá lá.

Um comentário:

Anônimo disse...

O blogueiro deve ter principalmente noção de ridículo, né ONI?

MV

Marcadores