quarta-feira, 25 de janeiro de 2006

Ave, Lula, os que vão viver te saúdam



PMDB, PSDB, PFL

Gostem ou não gostem, estamos em plena sucessão. E foi sempre assim, quem assumia já pensava no sucessor. O que alterou tudo foi o abuso inconstitucional da reeeleição. Em toda a história da República jamais se imaginou essa distorção, embora muitos pensassem nela. Mas ninguém aceitou. Várias vezes quiseram acrescentar 1 ano ao mandato de 4 ou 5, mas a repulsa foi muito grande.

Com a possibilidade da reeeleição, quem estiver no Poder, faça o que fizer, estará "num palanque eleitoral". Principalmente no último ano do mandato, que cronologicamente é apenas de 9 meses e na realidade muito mais curto.

Quem está no cargo e conseqüentemente no palanque é o presidente Lula, e fazendo ou não fazendo estará cuidando da reeeleição. Mas estamos em plena Era da Hipocrisia. Pois quem esbraveja cada vez mais contra a reeeleição do presidente Lula foi precisamente quem implantou-a. Ou seja: PSDB e PFL, que lançaram a reeeleição, trabalharam por ela, votaram na Câmara e no Senado e favoreceram a quem? Lógico, ao presidente FHC, que estava no Poder.

O primeiro presidente que ganhou mais 4 anos de Poder foi FHC, o único até agora em todos os 117 anos dessa República que não é a dos nossos sonhos. FHC ganhou (usemos o verbo, certo, comprou) o direito à reeeleição estando no cargo. E por estar e dispor de todas as facilidades que acompanham a presidência, foi reeeleito. Não fez campanha? Deixou o Planalto-Alvorada? Ele deve ser criticado mais duramente, pois fez duas campanhas. A primeira para impor a reeeleição. A segunda para usufruí-la, deturpá-la, contaminá-la, deformá-la, prorrogá-la.

Nenhum comentário:

Marcadores