sábado, 3 de junho de 2006

ERRO OU MALDADE DO IBOPE??


NO site do IBOPE, há, é claro, a apresentação da última pesquisa realizada pelo instituto. Porém, o que tem a pretensão de informar, acaba pecando pela maneira DISPLICENTE, SEM CUIDADO na divulgação de um ítem: O ÍNDICE DE REJEIÇÃO!

Lá está a introdução da matéria:

Se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito no primeiro turno

Presidente tem maior vantagem entre eleitores menos instruídos, residentes no Nordeste e em municípios de menor porte.
Lula tem mais de 60% dos votos válidos, tanto no cenário com Pedro Simon e Roberto Freire, quanto no cenário sem essas candidaturas.
Lula obtém 33% das menções espontâneas e Geraldo Alckmin 8%.

Reparem nos índices apresentados:

Lula obtém 33% das menções espontâneas

e Geraldo Alckmin 8%.

Reparem que são os mesmos números da tabela:

agora prestem atenção na TABELA PRINCIPAL E SEU TÍTULO?

* Destes candidatos, em quais o sr não votaria de jeito nenhum?

ISSO leva, maldosamente, à INTERPRETAÇÃO DE QUE LULA "SERIA" O CANDIDATO COM MAIOR ÍNDICE DE REJEIÇÃO, sendo que a TABELA representa a INTENÇÃO DE VOTO em cada CANDIDATO, onde LULA VENCE FOLGADAMENTE, e não o ÍNDICE DE REJEIÇÃO!!!

Eis a NOTA EXPLICATIVA:

Já nos cenários simulados sem as candidaturas do PMDB e do PPS, Lula tem 48% das intenções de voto, seguido pelo candidato Geraldo Alckmin com 19%. No cálculo de votos válidos, o petista tem 63%, o que lhe daria a vitória já no primeiro turno, enquanto o segundo colocado, o candidato do PSDB, tem 25%.

Agora,comparem com a OUTRA TABELA:

Essa acima, é a tabela correta. Reparem que as duas tem o MESMO TÍTULO, para coisas diferentes:

Destes candidatos, em quais o sr não votaria de jeito nenhum?

Rejeição


O candidato Enéas é o mais rejeitado, 39% dos entrevistados afirmam que não votariam nele de jeito nenhum, Lula vem em segundo lugar com um índice de 24% de rejeição.


Nesta pesquisa o IBOPE utilizou a medida de rejeição estimulada com múltiplas opções ("Destes candidatos, em quais o(a) sr(a) não votaria de jeito nenhum?"), dando aos entrevistados a opção de citar mais de um nome.
Metade dos entrevistados rejeitam apenas 1 dos 8 possíveis candidatos que são apresentados (na maior parte deles, Enéas), enquanto outros 13% afirmam não votar de jeito nenhum em dois candidatos. Em média, cada eleitor rejeita 1,4 nomes da lista.


CONCLUSÃO:

Portanto, o ensejo da página do IBOBE tem a clara intensão de CONFUNDIR! Se não, já teriam corrigido tal falha. Mesmo tendo o IBOPE auferido a VITÓRIA ESMAGADORA DE LULA, ainda joga com a informação SUBLIMINAR de que LULA é o mais rejeitado, O QUE É MENTIRA!!!

Nenhum comentário:

Marcadores