Segundo levantamento realizado anteontem pelo Datafolha, 84% dos eleitores que vão votar em Lula se dizem totalmente decididas. "Seria muito difícil mudar o pensamento dessas pessoas", comenta Machiaveli.Do total de eleitores, 80% afirmam já ter decidido o voto; 19% podem mudar de escolha e 1% não sabe.
Na opinião de Aldo Fornazieri, diretor acadêmico da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, são várias as explicações para que as fotos não mudem muito a cabeça da população. "O próprio escândalo do dossiê teve pouco impacto. Os eleitores fazem um julgamento racional e prático, votam pelos resultados concretos do governo, e é inegável que os indicadores econômicos e sociais da atual administração são melhores do que os da anterior", diz.Para o cientista político, o comportamento da oposição também contribui para isso.
"Adotaram uma estratégia errada, que foi a de saturar a atmosfera com denúncias. Dessa maneira, qualquer acusação perde o impacto", explica. "Além disso, para que provoque algum efeito, o denunciante precisa ter legitimidade. A sociedade acha que a oposição não tem moral para denunciar, já que também em outras ocasiões foi envolvida em suspeitas. Isso contribui para disseminar a visão de que todos os partidos são iguais."
Nenhum comentário:
Postar um comentário