quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Emoção

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou nesta quarta-feira aqueles que torcem negativamente pela realização de programas do governo. Segundo ele, há uma "revoada de aves de mal agouro" e uma "pequenez política" em relação aos projetos em execução. "É quase uma revoada de aves de mal agouro, não querendo que as coisas dêem certo no país", disse o presidente durante a assinatura do chamado programa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) da Juventude, o ProJovem (Programa Integrado de Juventude). Na cerimônia, Lula lembrou que o programa é sobretudo um ato de solidariedade. "É um programa com cara e cheiro de quem perdeu o ônibus que parou na frente e não conseguiu pegar", disse.

Lula se emocionou ao ouvir os depoimentos de quatro jovens atendidos pelo programa Projovem. Segundo o presidente, ele também precisou de uma oportunidade pra poder realizar o que desejava, lembrando que fez até a quarta série do ensino fundamental e um curso técnico.

"Uma oportunidade como essa me fez chegar a presidente da República, e isso não é pouca coisa", disse ele, arrancando risos da platéia.

O presidente ouviu elogios dos jovens que prestaram seus depoimentos. Cada um contou a sua história. "É uma visão de garantia de direitos, e não de ocupação de tempo", disse o estudante Pedro Henrique Santos, 21, de Belo Horizonte, referindo-se aos benefícios que recebeu após matricular-se no programa.

"O conhecimento vai dar segurança que o país precisa", afirmou o agricultor Vilson Ferreira dos Santos, 28, do Paraná.
O presidente não conteve o riso ao ouvir do estudante Fabio Ferreira, 28, de Natal, que graças ao ProJovem pode dar o primeiro beijo em uma namorada. "Nunca tinha beijado nenhuma menina. O ProJovem me ensinou não só coisas básicas, mas me ensinou a viver", disse o estudante.

Nenhum comentário:

Marcadores