Nessa sessão não muito secreta, deputados entraram, sairam e abasteceram os jornalistas com as últimas informações do plenário. Segundo ela, parlamentares como Luciana Genro, Walter Pinheiro e Ivan Valente se revezavam para, de 15 em 15 minutos, "dar boletins à imprensa".
De acordo com Luis Nassif, a ação dos parlamentares revela um problema ainda mais grave: "se não for uma invasão de direitos individuais, é o quê? Se não for um abuso, é o quê? Se não houver respeito aos procedimentos institucionais, vai-se chegar onde? À selvageria?". Na opinião do jornalista, "a campanha massacrante da mídia deu nisso: intimidou um Ministro assustado do STF que se sentiu com a faca no pescoço, e autorizou a invasão de uma sessão sigilosa por deputados loucos atrás de holofotes".
O "ministro assustado" é Ricardo Lewandowski. No final de agosto, logo após o STF abrir ação penal contra os 40 acusados de envolvimento no mensalão, ele foi flagrado, ao telefone, admitindo que "a imprensa acuou o Supremo" e que "todo mundo votou com a faca no pescoço".
Nenhum comentário:
Postar um comentário