terça-feira, 23 de outubro de 2007

Isso é uma prática constante em todo o País, que há anos estamos convivendo. Agora chega...

Deputados petistas lamentam adulteração de leite e elogiam ação da PF

Deputados da bancada petista lamentaram nesta terça-feira (23) o esquema de adulteração de leite nas cidades mineiras de Uberaba e Passos. Os parlamentares elogiaram o trabalho da Polícia Federal (PF), que descobriu o esquema, e reforçaram a importância da qualidade do leite consumido no país.

De acordo com a PF, o esquema consistia em adicionar em 10% da embalagem de leite uma mistura de ácido cítrico, citrato de sódio, soda cáustica, sal, açúcar e, às vezes, peróxido de hidrogênio (água oxigenada). O objetivo era aumentar o volume e dar maior longevidade ao produto.

"É lamentável o ocorrido nesta região. Como mineiro e também como consumidor quero elogiar o trabalho da PF. O leite é um alimento fundamental na alimentação das pessoas, principalmente das crianças. Quando compramos esses produtos para alimentar nossas famílias, esperamos consumir um produto de qualidade", disse o deputado Odair Cunha (PT-MG). Segundo investigações da PF, o esquema de adulteração do leite era feito em duas cooperativas; Coopervale (Cooperativa dos Produtores de Leite do Vale do Rio Grande) e Casmil (Cooperativa Agropecuária do Sudoeste Mineiro).

Odair reforçou a importância de uma fiscalização constante no setor mas lembrou que existem diversas cooperativas e empresas sérias no setor. "Não podemos agora suspeitar da credibilidade de todas as cooperativas do país. Temos cooperativas sérias e importantes para o desenvolvimento regional ", alertou.

O deputado Assis do Couto (PT-PR), integrante da Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara, também condenou os fraudadores e disse que é fundamental que a PF monitore o setor para evitar outros problemas semelhantes. "Nós da agricultura recebemos essa notícia com indignação mas, ao mesmo tempo, felizes por saber que podemos contar com o apoio da PF no monitoramento dos alimentos brasileiros", disse.

Na avaliação do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) qualquer tipo de adulteração no leite deve ser combatida. "O leite está diretamente relacionado à alimentação brasileira. Não podemos aceitar qualquer tipo de alteração", alertou.

Até o momento, a operação da PF já prendeu 25 pessoas, envolvidas com a fraude, além da apreensão de computadores e documentos. De acordo com o delegado da PF responsável pelo caso, os dois proprietários das cooperativas admitiram o crime. As duas cooperativas, cuja produção diária estimada é de 400 mil litros de leite por dia, cometiam a fraude há pelo menos dois anos e forneciam para empresas como a Calu e a Parmalat. Ainda segundo a PF, os funcionários das cooperativas disseram que eram ameaçados de demissão para realizar a mistura.

Nenhum comentário:

Marcadores