A idéia é fazer a primeira transmissão comercial do novo sistema às 20 horas. As redes de TV de São Paulo - entre elas Globo, Record, Bandeirantes, SBT e Gazeta - exibirão, em transmissão simultânea, um programa explicando o que é a TV digital e que benefícios ela trará ao País. O novo sistema trará ganhos de qualidade de imagem e sons e possibilitará a recepção do sinal digital em aparelhos portáteis e em movimento.
Os sinais digitais, que já estão em teste na capital paulista, alcançarão, em um primeiro momento a região metropolitana de São Paulo. Somente o transmissor da TV Globo alcança 5,5 milhões de domicílios nesta área, o que representa cerca de 17 milhões de pessoas, segundo um executivo da empresa.
Pelo cronograma do governo, a TV Digital começará pela cidade de São Paulo e chegará a Brasília, Belo Horizonte e Rio de Janeiro em julho do próximo ano. Em 2009, será a vez das demais capitais dos Estados e grandes cidades do País.
Pelo decreto presidencial que criou o Sistema Brasileiro de TV Digital, de junho de 2006, os sinais analógicos continuarão sendo transmitidos, simultaneamente aos sinais digitais, até 2016. Este mesmo decreto definiu que, no Brasil, será usado o padrão japonês com evoluções tecnológicas desenvolvidas por pesquisadores brasileiros.
Com informações da Agência Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário