sexta-feira, 9 de novembro de 2007

O Brasil na OPEP! QUEM DIRIA, HEIM???

Engraçado como a história nos prega peças. A história do sucesso que a PETROBRAS anuncia com essa MEGA DESCOBERTA, que pode colocar o BRASIL como MEMBRO DA OPEP, na gestão de LULA - UM PRESIDENTE DE ESQUERDA E POPULAR, foi experimentada e vivida, também por GETÚLIO VARGAS.

A história do petróleo no Brasil começou no ano de 1858, quando o Marquês de Olinda concedeu a José de Barros Pimentel o direito de extrair betume em terrenos situados nas margens do rio Marau, na Bahia.

Em 1930, depois de vários poços perfurados sem sucesso em alguns estados brasileiros, o engenheiro agrônomo Manoel Inácio Bastos tomou conhecimento que os moradores de Lobato, na Bahia, usavam uma "lama preta", oleosa, para iluminar suas residências.

A partir desta informação, realizou várias pesquisas e coletas de amostras da lama oleosa, contudo não obteve êxito em chamar a atenção de pessoas influentes, sendo considerado "maníaco".

Manoel Inácio Bastos não desistiu e, no ano de 1932, foi recebido pelo presidente Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro. Na ocasião, o engenheiro agrônomo entregou ao presidente da Republica um relatório sobre a presença da substância em Lobato.

CONSELHO NACIONAL DO PETRÓLEO

Durante essa década de 30, a questão da nacionalização dos recursos do subsolo entrou na pauta das discussões indicando uma tendência que viria a ser adotada. Em 1938, toda a atividade petrolífera passou, por lei, a ser obrigatoriamente realizada por brasileiros.

Ainda nesse ano, em 29 de abril de 1938, foi criado o Conselho Nacional do Petróleo (CNP), para avaliar os pedidos de pesquisa e lavra de jazidas de petróleo.

O decreto que instituiu o CNP também declarou de utilidade pública o abastecimento nacional de petróleo e regulou as atividades de importação, exportação, transporte, distribuição e comércio de petróleo e derivados e o funcionamento da indústria do refino. Mesmo ainda não localizadas, as jazidas passaram a ser consideradas como patrimônio da União. A criação do CNP marca o início de uma nova fase da história do petróleo no Brasil.

PRIMEIROS POÇOS: PETRÓLEO EM TERRAS DA BAHIA

Outro acontecimento marcante foi o descobrimento de petróleo em Lobato, na Bahia, em 1939, realizado pelos pioneiros Oscar Cordeiro e Manoel Inácio Bastos, sob jurisdição do recém-criado Conselho Nacional do Petróleo.

A perfuração do poço DNPM-163, em Lobato, foi iniciada em 29 de julho do ano anterior. Somente no dia 21 de janeiro de 1939 o petróleo veio à tona. Mesmo sendo considerada subcomercial, a descoberta incentivou novas pesquisas do CNP na região do Recôncavo Baiano.

Em 1941, um dos poços perfurados deu origem ao campo de Candeias, o primeiro a produzir petróleo no Brasil. As descobertas prosseguiram na Bahia, enquanto o CNP estendia seus trabalhos a outros estados. A indústria nacional do petróleo dava seus primeiros passos.

MONOPÓLIO

Após as descobertas na Bahia, as perfurações prosseguiam em pequena escala, até que, em 3 de outubro de 1953, depois de uma campanha popular, o presidente Getúlio Vargas assinou a Lei intensa 2004, que instituiu o monopólio estatal da pesquisa e lavra, refino e transporte do petróleo e seus derivados e criou a Petróleo Brasileiro S.A. - Petrobras.

No ano de 1963, o monopólio foi ampliado, abrangendo também as atividades de importação e exportação de petróleo e seus derivados.

AÍ APARECEU UM TUCANO

Como tem LULA e GETÚLIO VARGAS para INCENTIVAR o SUCESSO DO BRASIL na PRODUÇÃO DE PETRÓLEO, não faltou quem QUIS QUE A PETROBRAS não tivesse sucesso nessa empreitada, pois,no dia 6 de agosto de 1997, o presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a lei 9478 que permitiu a presença de outras empresas para competir com a Petrobras em todos os ramos da atividade petrolífera. ESTAVA DECRETADO DO FIM DO MONOPÓLIO DA PETROBRAS.


A MÍDIA anunciou a descoberta de um "pequeno poço" de óleo leve (17 SAE/28º), com 4.900 barris dia em 2006, e já tem gente dizendo que O GOVERNO LULA requenta NOTÍCIAS.
Ontem a Petrobras confirmou a descoberta de uma nova jazida de petróleo e gás natural nas águas da Bacia de Santos. O reservatório, com entre 5 e 8 bilhões de barris de petróleo e gás natural, é suficiente para aumentar em pelo menos 50% as reservas provadas de hidrocarbonetos do Brasil.

VEJA: CLIQUE NO TEXTO

A Petrobras confirmou a existência de significativo volume de óleo leve de 30º API na Bacia de Santos, em um setor avaliado pela empresa como nova fronteira exploratória. A companhia informa que a vazão do poço é de 4.900 barris de óleo por dia e 150 mil m³ de gás natural. Segundo a Petrobras, a confirmação ocorreu em devido à conclusão do teste do poço vertical 1-RJS-628A que encontrou reservatório de alta produtividade situado abaixo de uma camada de sal de 2 mil metros de espessura (“pré-sal”). O desenvolvimento do poço, que situa-se no bloco BM-S-11 já foi objeto de comunicado ao mercado em 11/7/2006. A descoberta confirmada foi comunicada à Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nos termos da legislação em vigor. Este bloco é operado pela Petrobras (65%), em consórcio com a BG (25%) e Petrogal (10%). A Petrobras informa, ainda, que investimentos adicionais serão necessários, inicialmente com a perfuração do primeiro poço de extensão, para a avaliação completa do volume de óleo do reservatório encontrado.




Qual a definição de campo de petróleo gigante?

São considerados campos gigantes aqueles com reservas superiores a 500 milhões de barris.

UAUUUU!!!!! Um POÇO GIGANTE= 500 MILHÕES


A PETROBRÁS DESCOBRIU ONTEM UM POÇO COM
entre 5 e 8 bilhões de barris

de petróleo e gás natural


A notícia fala em uma FORMIDÁVEL JAZIDA (Jazida é o depósito natural de qualquer minério) com capacidade de 30.000 barris /dia.

Se você pesquisar no GOOGLE verá a descoberta de um outro poço em setembro de 2007, com o mesmo formato de redação. Aparentemente, para o leigo, que não entende da coisa, pode parecer a mesma coisa, mas para a MÍDIA (Anti-lula sob todos os aspectos) fica um tanto temerário não acreditar NESSA QUE É, COM CERTEZA, A MAIOR DESCOBERTA de campo petrolífero na AMERICA, depois da VENEZUELA. E com um DETALHE: O ÓLEO DESCOBERTO EM SANTOS É MELHOR QUE O DA VENEZUELA, por ser MAIS LEVE, comparado ao BRENDT (do ORIENTE MÉDIO) e que pode colocar o BRASIL na OPEP.

Nenhum comentário:

Marcadores