quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Marta Suplicy (PT), lidera pesquisa de intenção de voto para disputa da Prefeitura de São Paulo



SÃO PAULO - O Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) divulgou ontem a primeira pesquisa de intenção de voto para a disputa da Prefeitura de São Paulo em 2008, segundo o telejornal SPTV, da TV Globo. No primeiro cenário para o primeiro turno, a ministra do Turismo, Marta Suplicy (PT), lidera com 27%, seguida pelo ex-governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), com 24%, e pelo atual prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), que teve 12%.

Os ex-prefeitos de São Paulo, Paulo Maluf (PP) e Luíza Erundina (PSB), aparecem com 11% e 6%, respectivamente. Paulinho (PDT) teve 3%, Soninha (PPS), 2%, e Zulaiê Cobra (PHS) e Aldo Rebelo (PCdoB) tiveram 1% das intenções de voto. O índice de Brancos e Nulos chegou a 11%. Dois por cento dos eleitores não sabem ou não opinaram.

O segundo cenário foi feito com o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia, como candidato do PT. Nesse caso, Alckmin lidera com 30%. Maluf teve 14%. Kassab e Erundina receberam 13% votos cada um. Paulinho teve 6%, Soninha, 2%, e Aldo, 1%. Zulaiê e Chinaglia ficaram abaixo de 1%. O número de Brancos e Nulos foi de 16% e 3% dos eleitores não sabem ou não opinaram.

O terceiro cenário não tem Alckmin e Marta é a candidata do PT. Com isso, a ministra ocupou a primeira posição com 30%. Kassab aparece com 19%, Maluf com 14%, Erundina, 9%; Paulinho, 5%; Soninha, 4%; Rebelo, 2%; e Zulaiê, 1%. Brancos e Nulos teve 15% e 2% não sabem ou não opinaram. O penúltimo cenário, sem Kassab, é liderado por Alckmin, com 32 %. Em segundo, aparece Marta com 28%. Nas demais posições estão: Maluf, com 12%; Erundina, 7%; Paulinho, 4%; Soninha, 3%; Zulaiê e Aldo, 1%. O índice de Brancos e Nulos bateu em 11% e 2% não sabem ou não opinaram.

No quinto e último cenário, sem Alckmin e Marta, Chinaglia é o candidato do PT. O presidente da Câmara, no entanto, teve menos de 1% dos votos. Kassab ocupa a primeira posição com 21%, seguido por Erundina (19%), Maluf (17%), Paulinho (9%), Soninha (4%), Zulaiê e Aldo (1%). Branco ou Nulo foi o voto de 23% dos eleitores e 3% não sabem e não opinaram.

Segundo turno


Numa eventual disputa entre Marta e Kassab no segundo turno, a petista sairia na frente com 46% e Kassab receberia 35% dos votos. Brancos e Nulos teriam 17% e 1% dos pesquisados não sabem ou não opinaram. O segundo encontro analisado seria entre Alckmin e Kassab. Neste caso, o ex-governador bateria o atual prefeito com 56% dos votos contra 22%. Brancos e Nulos teriam 19% e 3% não sabem ou não opinaram.

No último confronto, Alckmin também seria o vencedor com 50% dos votos, desta vez contra Marta, que teria 38%. Brancos e Nulos teriam 11% e 1% dos eleitores não sabem ou não opinaram. O instituto ouviu 602 eleitores entre os dias 15 e 18 deste mês. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi encomendada pelo SPTV, da TV Globo.

Nenhum comentário:

Marcadores