segunda-feira, 17 de março de 2008

Partidários de Uribe entregam abaixo-assinado por nova reeleição

Enviado por Thigo
http://ocomprimido.tdvproducoes.com/?p=56

Essa você não vai ver em nenhum Jornal. Não com o mesmo destaque do que quando um certo outro governante abordou o assunto, disso tenho certeza.

BOGOTÁ (Reuters) - Os partidários de um terceiro mandato para o presidente da Colômbia, Alvaro Uribe, alcançaram sua primeira meta, ao apresentar mais de 260 mil assinaturas em apoio a um referendo que autorize a nova reeleição, informou o Registro Nacional na quarta-feira. As assinaturas contidas em 98 livros foram apresentadas pelo secretário do Partido do U, Luis Guillermo Giraldo, principal defensor de uma reforma constitucional que autorize a ‘re-reeleição’ em 2010.


O abaixo-assinado pedindo a autorização para um comitê pelo terceiro mandato precisava reunir meio por cento do eleitorado, ou seja, 140 mil assinaturas - cifra superada com folga.

O Registro Nacional vai agora verificar a autenticidade das assinaturas e dentro de um mês deve autorizar a criação do comitê. Depois disso, os organizadores devem registrar o pedido de referendo - o comitê terá seis meses para reunir assinaturas de 5 por cento do eleitorado, ou 1,4 milhão de pessoas.

A etapa seguinte seria apresentar um projeto-de-lei de iniciativa popular para convocar um referendo que permitiria a reforma constitucional.

Uribe foi eleito em 2002 e reeleito em 2006. A Constituição proíbe um terceiro mandato.

Analistas dizem que dificilmente a ‘re-reeleição’ será aprovada no Congresso, pois a coalizão governista saiu debilitada pelo escândalo provocado pela ligação de congressistas com paramilitares de direita.

Graças à política linha-dura contra a guerrilha e a criminalidade, Uribe tem elevada popularidade. Em janeiro, uma pesquisa lhe atribuiu 80 por cento de aprovação.

Retirado de: http://ultimosegundo.ig.com.br/


A informação está nos jornais Colombianos e até mesmo no Globo Online. Porque será que não terá o mesmo destaque nos jornais? E no Jornal Nacional?

Tirem suas próprias conclusões, não deve ser difícil somar 1 +1

Nenhum comentário:

Marcadores