quinta-feira, 10 de abril de 2008

BALÃO DE ENSAIO

Integrantes do PMDB querem Aécio Neves de volta ao partido


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, e o presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), inauguraram painel de fotos em comemoração aos 42 anos do PMDB. No evento, peemedebistas manifestaram desejo de ter Aécio de volta no partido

Uma solenidade de inauguração de um painel de fotos de pessoas "ilustres" que fizeram a história dos 42 anos do PMDB, entre elas o ex-presidente Tancredo Neves e o deputado Ulysses Guimarães, serviu para que os oradores do PMDB manifestassem o desejo de ter o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, nos quadros do partido para a disputa presidencial de 2010.


A propósito das fotos de Tancredo, que figuram no painel inaugurado na liderança do PMDB, Aécio, que é neto do ex-presidente, foi o único governador presente ao ato. Outras personalidades do partido estiveram na inauguração, como os ministros das Comunicações, Hélio Costa, e da Integração Nacional, Geddel Viera Lima.


O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) chegou a fazer apelos para que Aécio Neves retorne ao PMDB e saia como candidato do partido à presidência da República em 2010. "Espero que nos próximos encontros, o governador Aécio não seja mais um convidado especial tão ilustre, mas seja o nosso companheiro", disse Garibaldi.

O líder do partido, deputado Henrique Eduardo Alves (RN), disse que é um sonho do PMDB ter Aécio em seus quadros. "O namoro começou. Agora, se vai dar casamento, só o tempo dirá. Respeitamos o seu momento [de Aécio], seu partido [o PSDB] e sua história. O PMDB tem esse sonho de ter Aécio nos seus quadros, como teve Tancredo Neves, um de seus líderes maiores", contou o líder do PMDB na Câmara.

Sem responder diretamente às manifestações de desagravo dos líderes peemedebistas, Aécio disse que o convite para que ele volte ao PMDB está ligado à boa relação que tem com o partido, especialmente por ser neto de Tancredo Neves. Ele disse que não vê "a possibilidade de não estar junto ao PMDB em um futuro muito próximo, construindo um projeto único para o País".

O governador tucano afirmou que é natural que PSDB e PMDB estejam juntos, como parceiros, num projeto de país, no futuro, assim como já estiveram no passado. "A política é a arte de dar tempo ao tempo. Muitas vezes, o que nós pensamos hoje, pelas circunstâncias, não concorrem no dia de amanhã", disse Aécio.

Ao ser questionado sobre a proposta do deputado Devanir Ribeiro (PT-SP), que permitiria um terceiro mandato para o presidente Lula, o governador disse que a discussão é "absolutamente imprópria. O Brasil tem uma Constituição que deve ser respeitada". Segundo ele, até a questão do mandato de cinco anos, que ele defende, não deve ser tratada desta forma "contaminada pelas especulações, cercada de suspeições".

Nenhum comentário:

Marcadores