sexta-feira, 30 de maio de 2008

Os REAÇAS de plantão

Era esperado a reação de grupos dito "formadores de opinião", contra a repercussão da descoberta da tribo isolada do Acre (com fotos). TIO REI condiciona a veracidade dos "supostos" atores, a sua crença na existência de Deus.

O ESTADÃO ão ão ão ão ão requenta uma polêmica de 1944, levantada pelo ROBERTO MARINHO DA ÉPOCA (ASSIS CHATEUBRIAND, sobre um suposto ataque de índios ao avião da expedição (como os de agora)-FOTO ABAIXO.
Alegou-se na época que tudo não passou de uma FRAUDE, feita à partir de um fotograma de um filme, vindo não sei lá de onde.

O TIO REI JURA que os ÍNDIOS DE AGORA, são ATORES DO GRUPO DE TEATRO AMADOR DA PRAÇA DA SÉ...

Diz o Estadão...

A imagem ganhou grande repercussão, já que a O Cruzeiro - do grupo Diários Associados do magnata Assis Chateubriand - era então o veículo de comunicação mais influente do País, com uma controversa linha editorial que misturava jornalismo e espetáculo. Nasser e Manzon eram os principais nomes da publicação e não tinham pudor de aumentar, omitir e inventar informações para suas reportagens, como mostra o livro 'Cobras Criadas', do jornalista Luiz Maklouf Carvalho.

A imagem dos índios foi um dos vários casos polêmicos protagonizados pela dupla. Nasser escreveu um relato cheio de detalhes narrando de sua aventura e do fotógrafo para fazer as imagens, mas não estaria no vôo. A própria autoria da imagem é controversa. Manzon teria aproveitado os fotogramas de um filme feito por um militar e que caiu em suas mãos por causa de seus contatos no DIP, departamento de propaganda do Estado Novo em que trabalhou. A polêmica sobre a autoria, no entanto, não é suficiente para tirar força da imagem, que ganhou o mundo. Alguns meses depois, ela foi estampada com destaque na revista americana Life.



Diz o TIO REI...
Para mim, é bem mais fácil acreditar em Deus do que em “índios isolados”. Ou “O neo-indianismo brasileiro”
Tio Rei achou lindas as fotos dos índios isolados e se fez uma primeira pergunta: um fato com essa relevância não seria matéria de divulgação da Funai em entrevista coletiva, com o levantamento fundamentado de hipóteses antropológicas aos menos? Quer dizer que a Funai descobre um povo primitivo e “vaza” fotos para um portal da Internet? Huuummm... Mas elas já estão nos sites e portais do mundo inteiro.O Tio, em seu ceticismo deísta, mesmo sendo um indiodescendente, tem algumas dúvidas, que passa a dividir com vocês.
1 – Se eu fosse escrever um roteiro de filme B sobre o choque de civilização entre uma tribo isolada e o “pássaro de ferro”, imaginaria o quê? Ora, o que está nas fotos: índios majestosos erguendo seu arco e flecha contra o perigo que desaba da morada de Tupã (Tupã mora nas alturas? Não sei. Preciso me informar...);
2 – Na realidade dos fatos, acredito que índios isolados, se “ameaçados” pelo pássaro de metal, corram pra dentro do mato, borrando-se todos, com a virilidade recolhida no prepúcio por causa do medinho, hehe...
3 – O Acre é o segundo estado mais desmatado da Amazônia. Só perde para Rondônia. Podem olhar os mapas do Inpe. E justamente ali há índios isolados?
4- Achei as fotos, como direi, “super National Geografic”, vindas a público no momento em que se discutem os chamados “direitos dos índios” e em que se questiona se a política indigenista brasileira, que é segregacionista, está mesmo correta. Quer dizer que esses índios nunca tiveram contato com branco — nem mesmo contato com quem já conhece os caras-pálidas? Desculpem-me acreditar em Deus, mas não em índios isolados;
5 – Gostei também do perfilamento dos silvícolas para a batalha. Parece-me que os machos estão com o corpo pintado de vermelho, e as fêmeas, de preto (ou algo meio azulado). Na composição das fotografias, há de tudo (elenco características de ambas):
A – arco e flecha contra o pássaro de ferro, em pose majestosa;
B – senso de coreografia (dois repetem gestos idênticos para dar a flechada);
C – adereços idênticos na perna e na cintura;
D – índia correndo com filhote no colo;
E – índio com duas lanças na mão, uma das imagens-clichê dos silvícolas.






Não QUERO polemizar, mas GOSTARIA QUE O TIO REI MOSTRASSE UMA FOTO DE DEUS em seu Habitat - O CÉU, por mais ENSAIADA QUE FOSSE ESSA FOTO!!!

Nenhum comentário:

Marcadores