quinta-feira, 3 de julho de 2008

Especialistas classificam como "grave" o problema que atinge todo o Estado de SP; falha começou na tarde de quarta-feira

A pane na internet apresentada nesta quinta-feira (3) no Estado de São Paulo interfere em serviços essenciais para a população, como retirada de documentos, realização de boletins de ocorrência e até bancários. O problema ocorre em razão de uma falha técnica na rede da Telefônica, que prejudica os serviços de transmissão de dados oferecidos pela empresa.

A empresa afirma que técnicos estão trabalhando para diagnosticar as causas da falha e restabelecer o serviço, mas não soube informar quantos assinantes são afetados. Não há prazo para normalização do serviço.

No banco Nossa Caixa, apenas 200 pontos, entre agências e postos de atendimento bancário, estão funcionando, de um total de 945. O Itaú informa que oito de suas agências, sendo três na cidade de São Paulo, foram afetadas pela pane, sofrendo com oscilações no sistema. A empresa afirma que está trabalhando para resolver o problema, mas se nega a informar quais agências foram afetadas.

A pane na rede da Telefônica prejudica os registros da polícia de São Paulo desde o começo da madrugada, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).

O sistema on-line para expedição de boletins de ocorrência está fora do ar --a recomendação da secretaria é que o interessado no documento vá até uma delegacia, onde o procedimento está sendo feito de modo manual.

Nos casos de flagrante, os envolvidos têm de esperar na delegacia, em razão de o registro não ser feito manualmente.

O problema atinge também metade dos 12 mil pontos de acesso mantidos pela Intragov, a rede de comunicação utilizada pelo governo do Estado de São Paulo --ocorre em todo o Estado. Segundo a Prodesp, a Telefônica é fornecedora da tecnologia empregada no data-center do governo mantido em Taboão da Serra (Grande São Paulo).

Devido ao problema, parte dos serviços do Poupatempo, como emissão de CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) e documento de identidade (RG) também foram afetados. Entretanto, nas unidades Sé, Itaquera e Santo Amaro há unidades móveis do Poupatempo em que esses documentos podem ser feitos.

A recomendação é que a população entre contato pelo telefone 0800-772-3633 antes de ir ao local.

Em casas lotéricas da Grande São Paulo o problema também interfere em serviços como apostas e pagamentos, que estão instáveis. A Caixa Econômica Federal informa que cerca de 170 estabelecimentos como esses foram afetados na região, em razão de utilizarem a conexão da Telefônica.

Ocorrência

A Telefônica informa que a rede afetada atende a "grandes empresas privadas e órgãos de administração pública nos âmbitos federal, estadual e municipal". Em nota, a empresa informa que uma "ocorrência técnica em alguns equipamentos" gerou o problema, sentido desde a tarde de quarta-feira (2) e se intensificou durante a madrugada de hoje.

A pane gera reflexos nos serviços de banda larga do provedor Speedy, conexões dedicadas (de alta velocidade, utilizadas principalmente por empresas) e outros tipos de acesso. Especialistas ouvidos pela reportagem classificaram a pane como "grave".

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