Esse fato tem deixado blogueiros (da oposição) com muita inveja e despeito -GRIFO DO ONI-
"O mapa acima elenca as bacias sedimentares brasileiras. Desde que a Petrobrás descobriu a província petrolífera do pré-sal, várias teorias vem sendo tecidas sobre as reais dimensões das jazidas brasileiras de petróleo.
Uma que chama a atenção pelo ineditismo e pelas gigantescas implicações geopolíticas e econômicas no tabuleiro energético mundial é uma que corre nos bastidores e de boca em boca dos Velociraptors do Pentágono: as reservas brasileiras das bacias sedimentares off-shores, de Barreirinhas (Maranhão) até Pelotas (Rio Grande do Sul) conteriam reservatórios grandes de hidrocarbonetos, acima da camada de sal. Mas que seriam, tais reservas, apenas a pontinha de um enorme iceberg de petróleo, que teria vazado da imensa camada de sal. E que sob a capa de sal, jazeria uma única e gigantesca jazida de petróleo leve, que a despeito da impossibilidade de uma avaliação quantitativa, estaria deixando os Falcões da era Bush com as penas eriçadas, pois poderia conter centenas de bilhões de barris, algo como a metade das reservas mundiais provadas!"
Agora, com essa entrevista com o engenheiro e ex-diretor da ANP, e com as chances reais dessa teoria estar se realizando, aumenta a sensação de júbilo e de preocupação. Júbilo: o Brasil possuir quase a metade das reservas mundiais provadas de petróleo! Preocupação: a 4ª Frota Americana está bem aí, à porta de nosso litoral cheio de petróleo! Por que será hein?
Roberto Ilia Fernandes
Nenhum comentário:
Postar um comentário